Mulheres que retiraram as amídalas ou o apêndice são mais férteis

por Clara Pires

shutterstock_80634514-200x300.jpg

Um estudo realizado pela Universidade de Dundee em parceria com a University College de Londres, no Reino Unido, sugere que mulheres que retiraram o apêndice ou as amídalas são mais férteis. Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores analisaram o registro médico de centenas de milhares de britânicas por um período de 15 anos.

De acordo com a pesquisa, a taxa de gravidez foi significantemente maior para as mulheres que apresentaram alguma ou ambas as condições. Para as que retiraram o apêndice foi de 54,4%, para as que retiraram as amídalas foi de 53,4%, as que fizeram os dois procedimentos 59,7%, e o resto da população 43,7%.

Sami Shimi, médico da Universidade de Dundee, diz que a maioria dos profissionais da A?rea aprende de forma errônea que a retirada do apêndice pode prejudicar a fertilidade da mulher e por isso, ele destaca a relevância dessa pesquisa.

"O estudo é muito importante para garantir aos jovens que a apendicectomia não vai reduzir as chances de elas terem uma gravidez no futuro e mais importante ainda é que, analisando o apêndice e amídalas juntos, ele confirma além de qualquer dúvida que a retirada de órgãos inflamados ou órgãos que podem sofrer com várias inflamações na verdade melhora essas chances", afirma o pesquisador.

Apesar disso, os médicos ainda não sabem qual é a ligação entre os procedimentos e a fertilidade. Uma possibilidade levantada por eles é a de que os órgãos que sofrem inflamações regulares acabam por aumentar também os níveis de inflamação do corpo, afetando assim os ovários e o útero.

"Há várias explicações que podem ser aplicadas a essas observações. Uma delas é que a remoção desses tecidos causa uma alteração no sistema imunológico que tem impacto em algum aspecto do processo reprodutivo.", diz Allan Pacey, médico e professor da Universidade de Sheffield.

No entanto, o estudo admite a necessidade da condução de mais pesquisas relacionadas ao motivo. Para Pacey, isso pode proporcionar a criação de novos tratamentos para aumentar a fertilidade da mulher. Porém, ele pede cautela.

"Sugerir que mulheres inférteis tenham as amídalas ou apêndice retirados como uma forma de melhorar suas chances de ter filhos é ir longe demais por enquanto", finaliza.