Permanecer muito tempo na mesma posição pode causar sérios problemas

por Thays Viana

habitos-cotidianos-acabam-prejudicando-vertebral_ACRIMA20151017_0057_15-300x232.jpg

Não se movimentar durante as atividades do dia a dia mesmo com a postura correta, pode causar graves problemas à saúde, além disso, faz com que os músculos entrem em fadiga e doam. De doenças crônicas à diminuição dos anos da expectativa de vida, o sedentarismo é o causador desses e de outros malefícios.

O coordenador do curso de Medicina Física e Reabilitação da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, Mauro Pena, explica que a coluna vertebral possui dois tipos de curvaturas naturais: a cifose e a lordose. “Quando a lordose atinge um ângulo superior a 60º na coluna cervical ou ultrapassa 30º na coluna lombar, passa-se a chamar hiperlordose. No caso da hipercifose ocorre quando há um curvamento na região da cifose torácica, o que provoca uma corcunda nas costas”. Segundo o professor, esses dois problemas posturais ocorrem quando há uma alteração do eixo da gravidade e orienta as pessoas que trabalham na mesma posição por muito tempo, dizendo: “o ideal é evitar que a coluna fique fletida ou hiperestendida, encontrando a posição mais adequada”.

Para as pessoas que trabalham por muitas horas sentadas, o professor Mauro Pena orienta a importância de se levantar a cada 20 minutos, caso trabalhe no computador é ideal que o monitor esteja na altura dos olhos e que a mesa tenha uma altura possível de apoiar os cotovelos. Já para aqueles que trabalham de pé, ele salienta a atenção com a postura ereta e diz que “é preciso ficar atento com a postura todos os dias”. Além disso, o professor Pena recomenda acentos duros com espaldar reto, colchões duros de densidade 45 e salienta a importância de atividades físicas para que o peso corporal não seja um agravante.

A pessoa que fica sentada pressiona muito mais os discos invertebrais do que a pessoa que fica em pé, por exemplo. A pressão aumenta ainda mais quando a postura é incorreta. Porém, passar horas em pé causa problemas nas pernas e na coluna. Os maiores, são os problemas circulatórios (nos membros inferiores) além de lombalgias (dor na região lombar da coluna). Por isso, é preciso lembrar que o sangue que corre nas pernas volta direto ao coração. Quando as válvulas presentes dentro das veias funcionam mal, o sangue não circula normalmente, acumulando-se nos membros inferiores do corpo, o que causa a sensação de inchaço.

É comum que as pessoas passem a maior parte de seu dia no trabalho, e mesmo depois do expediente é quase inevitável não permanecer sentados, seja no trânsito ou em casa descansando no sofá. Porém tudo depende do estilo de vida de cada pessoa. Praticar exercícios e ter uma boa alimentação é uma das maneiras de não cair no sedentarismo comum atualmente.