Curativo de colágeno diminui danos do infarto

por Rodrigo Yacoub

curativo-ao-coracao-depois-de-ataque-300x202.jpg

Com um curativo de colágeno, cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, conseguiram regenerar tecidos cardíacos de ratos e porcos, tecidos estes danificados por terem sofrido infarto. A promessa do estudo é a minimização dos danos causados pelo ataque cardíaco. O artigo foi publicado na edição on-line da revista científica Nature.

A descoberta é única. Até este estudo, nunca havia sido possível restaurar cicatrizes em tecidos cardíacos de mamíferos adultos. Alcançado por meio da bioengenharia, o sucesso do colágeno acelular é exatamente esse: ser acelular, ou seja, não conter células, o que resulta em sua não rejeição pelo coração, falha que se deu em outros medicamentos utilizados para o mesmo propósito.

O dano no tecido do coração se dá durante o infarto. É quando as células do músculo cardíaco morrem devido à falta de fluxo de sangue, e, apesar do possível tratamento, substituindo-as, o coração dos mamíferos adultos não se regenera totalmente, deixando cicatrizes. De acordo com a autora sênior da pesquisa, Pilar Ruiz-Lozano, existe a possibilidade de se restaurar completamente o dano causado no tecido cardíaco, devolvendo às pessoas afetadas qualidade de vida.

O trabalho foi liderado por Pilar Ruiz-Lozano, professora que ministra Pediatria na Unviersidade de Stanford. A autoria é dividida com Vahid Serpooshan, doutorando em cardiologia na Universidade de Stanford, e com Ke Wei, PhD, doutorando na Universidade da Califórnia.

Fonte: STANFORD JOURNAL OF MEDICINE