Descobertas promissoras no desenvolvimento de antibióticos

Por Isabela Dias de Oliveira

teixobactin-300x225.jpg

Após quase três décadas, os primeiros resultados significativos na pesquisa para desenvolver uma nova classe de antibióticos estão sendo reportados. Pesquisadores da Universidade de Northeastern apresentam resultados no desenvolvimento de uma nova fórmula que poderá impedir a resistência de superbactérias e abrir campos revolucionários. O estudo publicado na revista científica “Nature” aponta 25 novos compostos, entre eles o último considerado o mais promissor.  

Há quase 28 anos sem que nenhuma nova fórmula estivesse disponível, houve mutações entre as bactérias, as tornando resistentes aos medicamentos já existentes. No entanto, a chave para o desenvolvimento de um novo campo estava no solo. Os estudos foram realizados no subterrâneo, as bactérias foram enterradas no solo a partir de estruturas especiais de laboratório e podendo produzir naturalmente substâncias que seriam testadas. Entre os 25 compostos descobertos está o Teixobactin que age sobre a gordura que serve para a manutenção da parede celular do micróbio, sendo tóxico para os patógenos, mas não causando danos aos tecidos de mamíferos.

O novo antibiótico pode impedir a resistência de estafilococos e bactérias, entre elas a Mycobacterium Tuberculosis, agente causador da tuberculose. Entretanto, os testes realizados em humanos poderão levar cinco anos para acontecer e somente depois o uso poderá ser liberado. O coordenador do núcleo de pesquisa do experimento, Kim Lewis, acredita que será difícil que os micróbios consigam desenvolver oposição ao antibiótico no futuro próximo, mas afirma ser incerto prever se depois de décadas poderá ser desenvolvido uma resistência.

Sendo as superbactérias resistentes aos atuais medicamentos um dos grandes males que afetam a saúde mundial, a descoberta de uma nova classe de antibiótico significa vencer um grande obstáculo. É uma oportunidade de retomar resultados em um dos campos mais importantes para preservação do bem-estar humano e realizar grandes avanços na medicina contemporânea.