Curso Formação Docente supera expectativas

por Priscilla Moraes

O Curso de Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde da Medicina da PUC-Rio (MEDPUC) está em andamento há apenas dois meses, mas já possui um bom retorno dos alunos e professores em relação às novas metodologias aplicadas. Os resultados dizem respeito tanto a aprendizagem quanto ao interesse e a motivação dos alunos. O modelo do Curso de Formação Docente da PUC-Rio é inédito no país, em termos de concepção, organização, foco e objetivos de ensino, apoiados em tecnologia da informação e comunicação.

As atividades do curso com os alunos são realizadas com a utilização de métodos de aprendizagem ativa, de modo que eles aprendam praticando e pratiquem aprendendo. Isso é feito porque para lecionar com métodos de aprendizagem ativa é necessário praticá-los e a assimilação e a capacidade de aplicá-los crescem apoiadas na conjugação de teoria e prática, feita por intermédio das atividades pedagógicas vivenciadas. Segundo o Prof. Jorge Biolchini, Coordenador Acadêmico do curso, a satisfação dos alunos com esses novos métodos tem sido bastante alta: "Os alunos têm demonstrado comportamentos bem favoráveis à adoção das novas metodologias de ensino-aprendizagem e às mudanças de atitude que elas implicam, tanto quando exercem seu papel de aluno no curso quanto no exercício de sua atividade docente em seus ambientes de trabalho".

O aluno Dr. Caio Abi-Haila, Clinico Geral, 27 anos, escolheu fazer o curso porque tinha necessidade de se aprimorar e buscava novos métodos de ensino, mas com a vivência do curso ele afirma que suas expectativas foram superadas, encontrando não só um curso técnico, mas um curso que lhe apresentou coisas que não eram esperadas: "O curso é um exercício diário de reflexão. A gente chega lá e não é só aprender, tem muito também da contribuição dos alunos. E nesse momento eu diria que esse exercício de reflexão é o que mais me encanta no curso".  Dr. Caio relaciona o que vive no curso em relação aos novos caminhos apresentados à ele com uma frase de um filósofo: "Sempre que eu penso no curso me vem à cabeça um frase do Foucault, mais ou menos assim: - De que valeria a obstinação do saber se ele assegurasse apenas a aquisição de conhecimento e não, tanto quanto possível, o descaminho daquele que conhece?".

O sucesso do curso também fica por conta da superação das expectativas da coordenação quanto à grande procura dos alunos. Segundo o Prof. Jorge Biolchini, essa grande procura pode ser atribuída à qualidade acadêmica da PUC-Rio e a uma demanda de conhecimento da atualidade por parte dos profissionais que não é suprida pela crescente inadequação dos métodos tradicionais. Todo o retorno positivo em tão pouco tempo já tem gerado novos projetos. A coordenação do curso de Formação Docente da PUC-Rio já confirmou que o curso será oferecido no início de 2015 e que já estão sendo pensados ajustes voltados para atender também a demanda de profissionais de fora do Rio de Janeiro.