Uso de computadores e celulares pode fazer mal aos olhos

por Priscilla Moraes

celular-300x158.jpg

O uso contínuo de computadores e celulares pode causar danos aos olhos por causa do tempo que as pessoas ficam sem piscar durante o uso. Esses tipos de aparelhos demandam atenção e concentração do indivíduo, principalmente quando o uso é necessário para o trabalho, e acaba não se condicionando a piscar.

Quando o indivíduo não pisca, os olhos ficam cansados e ressecados. Segundo o professor Flávio Rezende, Coordenador do Curso de especialização em Oftalmologia da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, o ressecamento dos olhos pode levar à úlcera de córnea: "quando não piscamos, a córnea fica sem proteção e pode ser infectada". Nesse caso, dependendo do estágio e do tipo da infecção, o tratamento é feito com colírio. Em casos mais graves e avançados, o tratamento é diferenciado porque a visão pode ficar comprometida e até precisar de transplante de córnea em situações extremas.

Para evitar esses problemas, o Prof. Rezende recomenda que as pessoas façam um intervalo de cinco minutos a cada duas ou três horas de uso, utilizem um colírio lubrificante, que cria um filme lacrimal protegendo a córnea, e se condicionem a piscar mais vezes. Segundo ele, algumas dessas precauções já fazem parte da rotina de algumas empresas: "nos Estados Unidos algumas empresas obrigam o funcionário a fazer o intervalo para descansar a vista".