Inovações em gestão em saúde

inovacao.jpg

Sergio Schargel

A crise financeira do país atinge todos os setores e na saúde não é diferente. Relatório publicado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) em 2016 evidenciou a saída de 1,6 milhão de beneficiários dos planos de saúde. O administrador especialista em Gestão de Saúde Suplementar Douglas Trindade abordou o assunto durante a palestra Perspectivas Inovadoras de Gestão em Saúde: Desafios e Potencialidades, que aconteceu no último dia 15 de março, na PUC-Rio. Trindade apresentou planos de qualificação das operadoras e seus impactos relativos a melhoria da qualidade da assistência.

Organizada pelo Departamento de Medicina, a palestra também teve a participação do cirurgião vascular Dr. Luiz Alexandre Essinger, especialista em Gestão de Emergências no SUS e atual Diretor-Executivo Assistencial da Rio Saúde. Essinger falou sobre a dificuldade de organizar um hospital que conta com diversos pacientes e ferramentas que auxiliam nessa tarefa, tal como a metodologia japonesa Kanban: “Meu objetivo é encontrar soluções para esvaziar meu hospital. O Kanban é uma placa para ajudar a organização e comunicação dos médicos que avisa, por exemplo, se um paciente está há muito tempo no pronto-socorro, ou sobre o controle de estoque ou farmácia. O hospital precisa se adaptar as necessidades, e o Kanban ajuda nisso. Através dele eu consigo ver que o AVC é a enfermidade que ocupa mais tempo em um pronto-socorro, seguido de pneumonia, e assim ter alguma conduta ou mudança de cultura dentro do hospital para abordar melhor e melhorar o cuidado do paciente”.

Ambos palestrantes são professores do curso de pós-graduação Gestão em Saúde: Processos de Organização do Cuidado, que terá início no dia 28 de abril. Com carga horária de 360 horas, o curso é direcionado a profissionais com nível superior em saúde ou em áreas como administração, direito ou economia que tenham interesse em se especializar na área da saúde. O curso irá preparar os profissionais a planejar e organizar ações relacionadas a gestão e produção do cuidado em saúde. As inscrições vão até o dia 30 de março e podem ser realizadas através do site www.ccbs.puc-rio.br. As vagas são limitadas.

Pode-se conferir parte da palestra clicando aqui https://www.facebook.com/medpucrio/videos/1378824838858286/