Equipe de pós-graduação da MEDPUC é responsável por 80% dos transplantes renais no RJ

transplante.jpg

por Isabelle Bernardes

Rim é o órgão mais doado no Brasil, totalizando quase 1.500 transplantes só de janeiro a março deste ano. Desse total de transplantes, a equipe do curso de pós-graduação em Transplante Renal da PUC-Rio foi responsável por 80%, ficando como o segundo maior centro do país em número de transplantes.

O coordenador do curso da PUC-Rio, Prof. Ricardo Ribas, e sua equipe ministram as aulas teóricas e práticas do curso no Hospital São Francisco na Providência de Deus, local considerado um dos quatro mais importantes do país e que realiza o maior número de transplantes renais do estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

O curso oferecido pelo Departamento de Medicina da PUC-Rio (MEDPUC) foi lançado este ano a partir de uma parceria da universidade com o hospital São Francisco na Providência de Deus. O curso tem duração de um ano e abrange desde a captação de órgãos até transplante adulto e pediátrico e tem como objetivo formar médicos cirurgiões transplantadores com visão global e técnica, que sejam capazes de difundir esse tipo de tratamento com qualidade em novos centros.