Microbiota nasal pode identificar quem desenvolverá os sintomas da COVID-19

Microbiota do nariz e da garganta podem conter biomarcadores para avaliar o quão doente um indivíduo infectado com SARS-CoV-2 pode ficar e pode ajudar a desenvolver novas estratégias de tratamento para melhorar seu resultado. O estudo publicado no Journal Diagnostics mostrou que as mudanças mais significativas ocorreram naqueles que eram sintomáticos, incluindo cerca de metade dos pacientes que não tinham uma quantidade suficiente de microbiota para sequenciar uniformemente.

Os pesquisadores ainda não sabem o que vem primeiro, a doença ou a destruição da microbiota. Eles acreditam que os sintomas de nariz escorrendo e espirros podem ser responsáveis pela perda, um número já significativamente menor de habitantes bacterianos pode ter aumentado o risco dos indivíduos de desenvolver esses tipos de sintomas, ou o vírus pode ter mudado o cenário.

Essa nova descoberta indica que a microbiota alterada nos pacientes sintomáticos impactou sua resposta imunológica ao vírus. Os indivíduos sintomáticos tinham níveis significativamente mais elevados de duas espécies bacterianas, incluindo Cutibacterium, geralmente encontrada na pele e associada com acne, mas também com infecção cardíaca e infecções no ombro após cirurgia. Por outro lado, houve uma presença significativamente menor de um punhado de outras bactérias não bem estudadas.

Fonte: https://www.mdpi.com/2075-4418/11/9/1622