Especialização em Segurança do Paciente

Segurança do paciente.jpg

O curso de especialização em Segurança do Paciente da PUC-Rio tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos sobre a temática segurança do paciente para capacitar os profissionais de saúde a tornar a prestação de cuidados de saúde mais seguro. Visa estimular a participação dos profissionais dentro das organizações de saúde como um agente ativo na transformação da cultura de segurança do paciente.

O curso foi criado após a criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (Portaria 529/13 - MS) que foi regulamentada pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) ANVISA 36/2013 que institui ações para promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde em todo o território nacional. A RDC 036/13 torna obrigatória a criação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e confecção do Plano de Segurança do Paciente (PSP) a todos os serviços de saúde, exceto consultórios individualizados, laboratórios clínicos e os serviços móveis e de atenção domiciliar.

Público-Alvo:

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, administradores e demais profissionais da área de saúde.

Metodologia:

As aulas serão ao vivo via ZOOM com atividades assíncronas através da Plataforma Moodle com utilização de metodologias ativas (discussão e apresentação de casos clínicos, fóruns de debates, dentre outros) para atender uma proposta pedagógica onde aluno possa refletir sobre a sua realidade profissional à luz da teoria e desenvolver atuação crítica em sua realidade.

Duração: 360 horas / 18 meses

Inscrição até 18/04/2021