Especialização em Medicina do Trabalho

bg13-02.jpg

O Departamento de Medicina da PUC-Rio acaba de lançar sua pós-graduação em Medicina do Trabalho.

O programa deste curso foi estruturado para capacitar Médicos para contribuir na proteção do capital humano nacional contra os riscos de acidentes e doenças do trabalho, nos processos produtivos em geral, conforme preconiza o artigo 7º da Constituição Federal, possibilitando seu exercício profissional nas organizações brasileiras e integrando informações científicas, técnicas, legais e éticas.

Uma recente pesquisa sobre saúde corporativa realizada pela TM Jobs, com gestores de Saúde e Recursos Humanos de 155 empresas de todo o país, mostrou que a maioria das organizações ainda atua de maneira reativa e não preventiva em relação à saúde de seus colaboradores. Apenas 21,1% das empresas respondentes disseram ter ações com apoio da atenção primária, que, por definição do Ministério da Saúde, é fundamental na prevenção, promoção, cura e reabilitação dos indivíduos. Também é a partir dela que o colaborador é direcionado a serviços especializados para o cuidado quando necessário.

O papel mais importante da segurança e saúde no Trabalho é proteger o capital humano nacional, tendo como objetivo minimizar os afastamentos, o absenteísmo, o controle de doenças crônicas e até mesmo para atender demandas de fortalecimento de processos e gerenciamento de crises com mais êxito.

Diante do panorama internacional da Medicina do Trabalho, existem quatro aspectos que fundamentaram a estruturação deste curso:

1- A Ameaça da Poluição Química à Saúde Humana e ao Ambiente

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e outros organismos internacionais lançaram, em abril de 2015, o alerta de que, atualmente, a principal causa de morte no mundo é a poluição química e que 94% dessas mortes ocorrem nos países de rendas baixa e média, como o Brasil, onde as medidas de prevenção e controle são, geralmente, precárias. Por isso, é importante capacitar os médicos nos diversos campos da Toxicologia.

2- A Crescente Importância da Segurança e Saúde no Trabalho

A precária Cultura de Segurança e Saúde no Trabalho prevalente no país é responsável pelas frequentes situações de risco de acidentes e doenças a que a população está exposta nas suas casas, no trabalho, nas vias públicas, no lazer e nos transportes. Esta situação resulta em redução da produtividade nacional, sérias perdas para as empresas e forte impacto negativo na Previdência Social, em virtude do elevado número de mortes e incapacidades precoces, que geram benefícios duradouros a serem pagos pela fração produtiva da população.

3- A Prioridade Para a Prevenção das Doenças do Trabalho

As estatísticas internacionais recentes mostraram um crescimento acentuado da mortalidade por doenças do trabalho (86%), acompanhado de um declínio relativo da mortalidade por acidentes do trabalho (14%).  A efetiva prevenção de doenças do trabalho depende da aplicação da Hierarquia das Medidas de Controle de Engenharia, que abrange: 1- Eliminação, 2-Substituição, 3- Medidas Preventivas de Engenharia de Controle; 4- Controles Administrativos: e 5- Equipamentos de Proteção Individual (EPI), conforme a Hierarquia de Controles estabelecida pelo National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), dos Estados Unidos.

4- Alinhamento à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. A iniciativa estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Além de efetiva vinculação à dinâmica do panorama internacional, os participantes serão orientados a desenvolver as Competências Essenciais Requeridas para o Exercício da Medicina do Trabalho, propostas pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho, bem como as competências propostas pelo Colégio Americano de Medicina Ocupacional e Ambiental (American College of Occupational and Environmental Medicine – ACOEM).

Público-Alvo: Médicos com registro em Conselho Regional de Medicina

Metodologia: Aulas expositivas, apresentação de vídeos, discussão de artigos científicos e debates.

Inscrição: Até 05/03/2021

Aulas: a partir de 05/04/2021

Duração: 24 meses (1.920 horas)