Riscos da COVID-19 para mulheres grávidas e seus bebês

Mulheres grávidas permanecem com risco aumentado para COVID-19 grave, e o risco de serem admitidas em terapia intensiva ou necessitarem de ventilação invasiva é maior do que mulheres em idade reprodutiva não grávidas com o vírus, descobriu uma revisão sistemática e meta-análise de dados única e contínua global publicada no BMJ.

A revisão constatou que uma em cada 10 mulheres grávidas e mulheres recentemente grávidas atendidas ou admitidas no hospital por qualquer motivo foram diagnosticadas com COVID-19 confirmado. No geral, 339 mulheres grávidas com COVID-19 confirmado morreram de qualquer causa (0,02% de um total de 41.664 mulheres envolvidas em 59 estudos). As taxas gerais de natimortalidade e morte neonatal são baixas em mulheres com suspeita ou confirmação de COVID-19.

Os sintomas clínicos mais comuns de COVID-19 em mulheres grávidas foram febre (40%) e tosse (41%), embora em comparação com mulheres não grávidas em idade reprodutiva, mulheres grávidas e grávidas recentemente com COVID-19 eram mais propensas a por assintomático. Segundo os pesquisadores, fatores como idade materna aumentada, alto índice de massa corporal, etnia não branca e comorbidade pré-existente, incluindo hipertensão crônica e diabetes, foram identificados como maiores riscos para mulheres grávidas que desenvolvem COVID-19 grave. Embora haja evidências emergentes da revisão de que condições específicas da gravidez, como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional podem estar associadas a covid-19 grave.

FONTE: https://www.bmj.com/content/370/bmj.m3320