Fadiga e transtornos do humor podem estar ligados à síndrome pós-COVID-19

Pacientes com diagnóstico de síndrome pós-COVID-19, também conhecida como "PCS", "síndrome de longa distância COVID-19" e "Sequela pós-aguda de SARS COV-2", apresentam sintomas como transtornos de humor, fadiga e percepção cognitiva deficiente que pode afetar negativamente o retorno ao trabalho e a retomada das atividades normais, aponta estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings.

Os pesquisadores identificaram que o sintoma mais comum de pacientes que buscam avaliação para síndrome pós-COVID-19 foi fadiga. Dos pacientes no estudo, 80% relataram fadiga incomum, enquanto 59% tinham queixas respiratórias e uma porcentagem semelhante tinha queixas neurológicas. Mais de um terço dos pacientes relatou dificuldades para realizar as atividades básicas de vida diária e apenas 1 em cada 3 pacientes havia retornado à atividade laboral irrestrita.

A equipe responsável pelo estudo observou que a maioria dos pacientes no estudo não tinha comorbidades preexistentes antes da infecção por COVID-19, e muitos não apresentaram sintomas relacionados a COVID-19 que eram graves o suficiente para exigir hospitalização.

FONTE: https://mayoclinicproceedings.org/retrieve/pii/S0025619621003566