Imunizante da vacina contra COVID-19 ainda não foi encontrado no leite materno

Vacinas de RNA mensageiro contra COVID-19 não foram detectadas no leite humano, de acordo com estudo publicado na JAMA Pediatrics. A pesquisa analisou as vacinas Pfizer e Moderna e forneceu evidências iniciais de que o mRNA da vacina não é transferido para o bebê.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas que amamentam sejam vacinadas, e a Academia de Medicina da Amamentação disse que há pouco risco de nanopartículas ou mRNA da vacina entrarem no tecido mamário ou serem transferidos para o leite, o que teoricamente poderia afetar a imunidade infantil.

Os pesquisadores acreditam que os resultados dessa pesquisa reforçam as recomendações atuais de que as vacinas de mRNA são seguras na lactação e que os lactantes que recebem a vacina COVID não devem parar de amamentar. Os autores observaram que o estudo foi limitado pelo pequeno tamanho da amostra e disseram que mais dados clínicos de populações maiores são necessários para estimar melhor o efeito das vacinas sobre os resultados da lactação.

Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2781679