Coágulos sanguíneos em pessoas com COVID-10 grave podem estar relacionados à resposta anormal de anticorpos

Inflamações e coágulos sanguíneos em pessoas com COVID-19 grave podem estar relacionados à resposta anormal de anticorpos enviados para combater a doença, ativando a atividade plaquetária desnecessária nos pulmões. O artigo publicado na revista Blood revela como os anticorpos produzidos por nossos corpos para proteger contra Covid-19 estão desencadeando o aumento da função das plaquetas, o que pode estar causando coágulos sanguíneos fatais em pacientes com doença grave.

A equipe responsável pelo estudo descobriu que os pequenos açúcares encontrados na superfície desses anticorpos eram diferentes dos anticorpos de indivíduos saudáveis, e quando esses anticorpos clonados foram introduzidos em um laboratório em células sanguíneas retiradas de doadores saudáveis, houve um aumento observado na atividade plaquetária. Além disso, foi descoberto que era possível reduzir ou impedir que as plaquetas respondessem dessa forma no laboratório, tratando o sangue com ingredientes ativos de diferentes medicamentos que inibem a função plaquetária ou as respostas imunológicas.

As descobertas sugerem que pode ser possível para os medicamentos usados atualmente para tratar problemas do sistema imunológico reduzir ou impedir que as células produzam uma resposta plaquetária exagerada.

Fonte: https://ashpublications.org/blood/article/doi/10.1182/blood.2021011871/476460/Aberrant-glycosylation-of-anti-SARS-CoV-2-IgG-is-a