Pesquisadores descobrem caracterísicas-chave das células imunes no câncer de ovário

Pesquisadores descobriram as principais características das células imunes no câncer de ovário e identificaram tipos de células importantes para mediar uma resposta imune. A imunoterapia é um tipo de tratamento que ativa o sistema imunológico de um paciente para atingir células cancerígenas e tem sido bem-sucedida em muitas doenças, mas não no câncer de ovário. O estudo publicado na Cancer Cell buscou determinar se o câncer de ovário tem as células T adequadas para iniciar uma resposta imune e caracterizar as propriedades das células T presentes dentro dos tumores de câncer de ovário.

Os pesquisadores realizaram uma análise abrangente das amostras de pacientes com câncer de ovário nos níveis de células e tecidos. Eles descobriram que o câncer de ovário é um tipo de tumor imunogênico que deve ser impactado por drogas que ativam o sistema imunológico; no entanto, a atividade imunológica contra as células tumorais depende de um pequeno subconjunto de células imunes.

Outras descobertas encontradas pelos pesquisadores foram que a memória residente de tecidos como as células T fazem um trabalho melhor de reconhecimento de células tumorais do que as células T que estão circulando e se infiltrando no tumor. E que a memória residente de tecido como as células T surgem de células T circulantes e passam por um processo de diferenciação em uma célula-tronco de memória residente em tecido que pode gerar células T que visam ativamente células cancerosas.

Esses resultados demonstram que o câncer de ovário, apesar da resistência às imunoterapias existentes, é de fato uma doença imunogênica e fornece um roteiro para o desenho de melhores opções de imunoterapia, que poderiam ser aplicáveis a outros tumores com carga mutacional semelhante.

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1535610822001234?via%3Dihub