Obesidade pode aumentar risco de insuficiência cardíaca entre mulheres com menopausa tardia

Pesquisadores descobriram que a obesidade aumentou significativamente o risco de insuficiência cardíaca entre mulheres com menopausa tardia. Pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association investigou se e como a obesidade afeta a relação entre a idade na menopausa e o risco futuro de desenvolver insuficiência cardíaca.

Os resultados da pesquisa mostraram que, para cada aumento de seis pontos no IMC, o risco de desenvolver insuficiência cardíaca aumentou 39% para as mulheres do grupo menopausa-antes da idade-45; 33% para aqueles do grupo de 45 a 49 anos; e dobrou (2,02 vezes maior) em mulheres na faixa da menopausa tardia (55 anos ou mais). O IMC mais elevado não foi associado ao aumento do risco de insuficiência cardíaca em mulheres que atingiram a menopausa entre 50 e 54 anos. Para cada aumento de 6 polegadas na circunferência da cintura, o risco de desenvolver insuficiência cardíaca quase triplicou (2,93 vezes maior) entre as mulheres que entraram na menopausa aos 55 anos ou mais.

Os pesquisadores acreditam que essas informações podem ser úteis na triagem para insuficiência cardíaca e aconselhamento de mulheres na pós-menopausa sobre prevenção de insuficiência cardíaca.

Fonte: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/JAHA.121.024461