Falta de sono pode tornar as pessoas menos generosas

A falta de sono pode tornar a pessoa mais egoísta, aponta estudo publicado na revista PLOS Biology. Os pesquisadores explicam que a falta de sono está associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, depressão, diabetes, hipertensão e mortalidade geral. No entanto, essas novas descobertas mostram que a falta de sono também prejudica a consciência social básica, fazendo com que o desejo e a vontade de ajudar outras pessoas também diminuam.
Em uma parte do novo estudo, os cientistas mostraram que as doações de caridade na semana após o início do horário de verão, quando os moradores da maioria dos estados "avançam" e perdem uma hora do dia, caíram 10% - uma diminuição não visto em estados que não mudam seus relógios ou quando os estados retornam ao tempo padrão no outono.
O estudo soma-se a um crescente corpo de evidências que demonstram que o sono inadequado não só prejudica o bem-estar mental e físico de um indivíduo, mas também compromete os laços entre os indivíduos - e até mesmo o sentimento altruísta de uma nação inteira.
No geral, os pesquisadores relataram que a há uma forte percepção de que a falta de sono resulta em um indivíduo bastante anti-social e, de uma perspectiva de ajuda, anti-social, o que tem múltiplas consequências para a forma como vivemos em sociedade.

Fonte: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3001733