Pessoas deprimidas tendem a continuar se concentrando em pensamentos negativos, aponta estudo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina, e o segundo em todas as Américas.

Por Nicole Rangel Correia

De acordo com o estudo publicado no jornal Psychopathology and Clinical Science , pessoas que já enfrentaram quadros depressivos anteriormente tendem a continuar focando em pensamentos e informações negativas, tornando maiores os riscos de um novo quadro depressivo.

Segundo o estudo, mais de 50% dos indivíduos que já viveram longos quadros de depressão experimentaram episódios subsequentes da doença. Por isso, a investigação das causas dessas recaídas nos pacientes é crucial, a fim de prevenir tais episódios e melhorar o tratamento.

A partir de testes com pessoas que já foram deprimidas e pessoas que não apresentaram sintomas da doença, os pesquisadores observaram que aqueles anteriormente deprimidos tinham maior dificuldade de assimilar as informações que receberam em relação aos indivíduos saudáveis. Além disso, eles tinham a tendência de gastar mais tempo processando informações negativas do que positivas ou neutras.

O resultado do estudo aponta para a necessidade de melhores tratamentos para os pacientes que já tiveram depressão e episódios de recaídas para viver de maneira mais feliz e plena.

O curso de extensão A Ciência da Felicidade, oferecido pelo Departamento de Medicina e Saúde da PUC-Rio, ajuda profissionais da saúde e alunos em geral a aplicarem técnicas que auxiliam na manutenção da felicidade e do bem-estar emocional. Tanto a esfera profissional quanto a pessoal são abordadas no curso.

As inscrições estarão abertas até o dia 11/10/2023. Venha conhecer mais sobre a ciência por trás de um estilo de vida feliz com profissionais altamente qualificados (Nilo Torturella, Erick Gustavo e Paula Guimarães) na universidade pioneira em pós-graduações na área de Medicina e Saúde no botão abaixo.

Profissionais responsáveis pelo curso. Da esquerda para a direita, Psicólogo Erick Gustavo, Psicóloga Paula Guimarães e Psiquiatra Nilo Torturella.

Para saber mais sobre o curso A Ciência da Felicidade - A Promoção do Bem Estar na Prática Clínica,, assista os vídeos publicados no instagram @medpucrio clicando aqui.

Referência do estudo citado na matéria DOI: 10.1037/abn0000848