I Simpósio de Oncoplastia e Câncer de Mama no Rio de Janeiro

DSC_0078.JPG

O I Simpósio de Oncoplastia e Câncer de Mama do Rio de Janeiro aconteceu na PUC-Rio, no dia 01 de julho de 2017. O evento foi organizado pelo curso de Mastologia do Departamento de Medicina em parceria com o Hospital Mario Kroeff. O evento apresentou um painel multidisciplinar, no qual especialistas abordaram os principais aspectos da Oncoplastia e do Câncer de Mama; e uma mesa redonda para apresentação das principais técnicas cirúrgicas utilizadas atualmente.

Nas cirurgias do câncer de mama, o cuidado primário é sempre a erradicação da doença. No entanto, a escolha de técnicas apropriadas é fundamental e deve fazer parte do estado da arte do tratamento cirúrgico. A cirurgia oncoplástica é essencial para todas as cirurgias das mamas. O uso de abordagens estéticas em cirurgias conservadoras ou mastectomias aumenta muito a variedade de opções que podem ser oferecidas às mulheres com câncer de mama e possibilita a obtenção de melhores resultados: das mais simples às mais complexas e cosméticas.

Coordenado pelo Prof. Carlos Ricardo Chagas, coordenador do Curso de Especialização em Mastologia da PUC-Rio, o simpósio apresentou as técnicas de LeJour e Pitanguy, falou sobre as opções cirúrgicas com retalhos miocutâneos e sobre como e quando reconstruir com prótese. Os especialistas abordaram ainda as vantagens e desvantagens da oncoplastia, se a radioterapia prejudica e a relação estre os resultados genéticos, que tiveram suas indicações ampliadas na última edição do National Comprehensive Cancer Network (NCCN), uma rede do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

O simpósio aconteceu no auditório Pe. Anchieta, no campus Gávea, e contou com a participação de mais de vinte especialistas como palestrantes e mediadores dos painéis.