Simpósio sobre inovação reúne pesquisadores da PUC-Rio e do INCA

DSC_0023.JPG

O Simpósio de Inovação e Tecnologia em Saúde (SITES) foi realizado no dia 19 de outubro, na Casa da Medicina. Desenvolvido a partir de uma parceria da PUC-Rio com o Instituto Nacional do Câncer, o simpósio abordou assuntos de grande relevância e de impacto na saúde, envolvendo inovação e tecnologia na área da oncologia.

O evento marcou a comemoração de um ano da criação do Núcleo de Inovação e Tecnologia em Saúde (NITES) e contou com a participação de outros departamentos da universidade: Informática, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e de Materiais.

“Todas as mesas temáticas foram compostas por palestrantes e debatedores de ambas as instituições, trazendo aspectos e questões diferentes. Alguns estão relacionados a projetos emergentes desenvolvidos pela parceria interinstitucional”, relatou o coordenador do NITES e organizador do simpósio, Prof. Jorge Biolchini.

Genômica e bioinformática para uma medicina personalizada, novas tecnologias no tratamento do câncer, inovação no ensino médico e inovação em prevenção, controle ambiental e vigilância do câncer foram os temas apresentados durante o simpósio.

O primeiro SITES, realizado em 2016, foi voltado para o público interno da universidade, para apresentar o que era possível desenvolver na área da saúde. O segundo, agora em 2017, já foi mais para o público externo, sempre com dois palestrantes falando sobre o mesmo assunto: um com a visão da universidade e outro com a visão do hospital. “Queríamos mostrar visões de ângulos diferentes do mesmo produto. Ano que vem pretendemos realizar dois eventos, um voltado para o público interno (pesquisadores) e outro para o público externo, mostrando o que tem sido desenvolvido pela universidade”, informou Biolchini.

Convênio de cooperação
mútua com o NITES

A parceria com o INCA foi firmada com o objetivo de projetos nas áreas de genômica, bioinformática e medicina personalizada. O primeiro projeto que está sendo desenvolvido integra os departamentos de engenharia elétrica e de informática. A previsão é que em breve outras áreas de tecnologia comecem a desenvolver mais pesquisas.

Outros hospitais também possuem parceria com a universidade e a ideia é aproveitá-los como campo para realização de novas pesquisas. Para o coordenador do NITES, “a Amil e a Perinatal são potenciais parceiros com quem podemos estreitar mais as relações e incentivar a realização de novas ações”.