Diferenças entre depressão e tristeza

por Thays Vianna

depressao-luto-20130105-original2.jpeg

Na maioria dos casos, a depressão é confundida com tristeza, quando na realidade é uma doença causadora da tristeza, do desânimo, falta de apetite e energia, culpa, ansiedade, além disso, entre os sintomas mais comuns os pensamentos suicidas são bastante frequentes. Além do mais, a depressão pode provocar doenças cardiovasculares, como o AVC. Enquanto a tristeza em si, está relacionada a algo que aconteceu e com o estado mental da pessoa em determinado momento, na depressão, a tristeza não tem um motivo especifico.

Segundo o site Bem-Estar, a depressão é a doença que mais prejudica a qualidade de vida dos brasileiros, porém 70% dos casos têm cura. Essa doença não está associada a nível socioeconômico, mas sim com as eventualidades da vida e da rotina. As mulheres são consideradas com maior probabilidade de entrar em depressão pelo fato de que, em geral, costumam fazer mais atividades ao mesmo tempo e durante o dia, causando estresse e por consequência uma depressão.

Existem níveis de depressão, pode ser considerado leve, onde geralmente a pessoa é diagnosticada como chata, ou moderado/grave onde causa impacto na vida social e no trabalho, quando a pessoa não sente ânimo nem vontade de fazer nada, se relacionar ou sequer sair da cama, nesse caso, muitas vezes o pensamento suicida está presente. Portanto, é preciso ter paciência e compreensão para lidar com as pessoas depressivas, pois melhorar não depende somente da força de vontade de quem está doente, mas também de tratamentos acompanhados por bons profissionais, medicamentos e pessoas cuidadosas.