Formatura de Radiologia celebra os 60 anos da Escola Médica

 Formandas e o Prof. Hilton Koch

Formandas e o Prof. Hilton Koch

por Ana Luísa Nunes

"O que é ser médico? É o que eu quero que todos vocês que se formam hoje saibam responder", ressaltou o Prof. Hilton Koch em seu discurso na formatura do curso de Pós-Graduação em Radiologia da PUC-Rio, do qual é coordenador. O evento ocorrido em 30 de Janeiro teve a presença do Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, Dr. Henrique Carrete, e do Presidente da Academia Nacional de Medicina, Dr. Pietro Novellino; além do vice-reitor e do diretor da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio, Padre Francisco Ivern Simó e professor Roberto Lourenço.

O Prof. Koch destacou a importância de características inerentes ao exercício da Medicina em qualquer especialidade, como compromisso, responsabilidade e dedicação, bem como o lado humanístico, indispensável.

O formando Dr. Rodrigo de Souza Torres Homem justificou a escolha da Radiologia pela importância da especialidade na formação de diagnósticos e nas decisões cirúrgicas, e vai seguir exercendo a Medicina na carreira militar. Já a Drª. Maria Alice Duran Lira, que sempre se identificou com a especialidade durante a graduação, pretende fazer mais um ano de residência e se especializar em Radiologia pediátrica. Ambos afirmam que o curso correspondeu às suas expectativas: "eu já conhecia pessoas formadas lá, e foi um ótimo curso, como é há 60 anos", declarou Rodrigo.

De acordo com o Dr. Henrique Carrete, a tradição do curso, criado em 1960, é um cartão de visitas, e atribui a qualidade dos profissionais formados à equipe de professores, altamente gabaritados. "Um serviço que se mantém há tantos anos formando profissionais extremamente qualificados, que estão inseridos no mercado de trabalho, tem a sua importância reconhecida". Carrete ressaltou ainda como diferencial do curso o caráter pedagógico e de pesquisa, não somente assistencial: "são esses estímulos que vão lapidando a formação do futuro especialista".

Os alunos, emocionados, agradeceram às suas famílias, aos professores e aos funcionários do Serviço de Radiologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde é ministrado o curso. Ao final da cerimônia, alunos e professores receberam uma medalha comemorativa dos 60 anos da EMPG da PUC-Rio.