Participação na Mostra PUC colabora na formação dos alunos da EMPG

por Isadora Salgado

 Dr. Paulo Veizaga, médico aluno do curso de Dermatologia

Dr. Paulo Veizaga, médico aluno do curso de Dermatologia

A Dermatologia participou três dias da XVI Motra PUC. Uma das especialidades mais procuradas pelo público do evento realizou mais de 40 atendimentos. O médico venezuelano, estudante do terceiro ano do curso de pós-graduação em Dermatologia da EMPG, Dr. Paulo Veizaga destacou a importância da atenção básica à saúde promovida durante a Mostra PUC. "Acho interessante a proposta de promover atendimentos gratuitos no estande da Universidade. Gostei também da integração de vários cursos no evento, ocupando o mesmo espaço. É bem didática esta proposta".

O curso de Psiquiatria também participou do evento, mas a procura foi um pouco diferente. "Ao todo foram apenas três pessoas atendidas. Percebi que as pessoas se sentiam um pouco envergonhadas ao se inscreverem para o atendimento psiquiátrico", observou a médica Dra. Lyvia Crivelaro, aluna do curso que acrescentou: "Existe um certo constrangimento ao demonstrar problemas de caráter maus subjetivo e pessoal".

A Dra. Luciana Duval, também aluna do curso de Psiquiatria, contou que as queixas mais comuns são de pessoas que apresentam problemas como depressão e transtornos de ansiedade. "Geralmente as pessoas não trazem um sintoma específico, mas um quadro comum é o da depressão. Algumas vezes o próprio psicólogo faz o encaminhamento do paciente ao psiquiatra".