Pós-graduação em Dermatologia na PUC-Rio

O curso de especialização em Dermatologia da PUC-Rio está com as inscrições abertas.

A especialização tem como objetivo preparar dermatologistas com alto nível acadêmico para exercer a especialidade tanto em ambiente ambulatorial como hospitalar, oferecendo treinamento no diagnóstico e tratamento das principais doenças dermatológicas e instrução na realização de procedimentos cirúrgicos dermatológicos, com ênfase na importância da postura ética e do humanismo na relação médico-paciente.

Os alunos de Dermatologia da PUC-Rio possuem acesso supervisionado aos pacientes desde o primeiro ano do curso. As aulas teóricas e práticas são realizadas na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde existem mais de 20 ambulatórios de áreas específicas como Cosmiatria. Além do acesso direto ao paciente, os professores organizam sessões para discussões de casos clínicos semanais.

EDITAL 2021: cce.puc-rio.br/cce/edital_dermato_2021.pdf

Objetivos específicos da pós-graduação da PUC-Rio:

• Realizar uma integração da patologia dermatológica com novos avanços na imunologia

• Conhecer os diferentes quadros clínicos, métodos de diagnóstico e tratamento e prevenção de entidades de origem infecciosa (fungos, bactérias, vírus, parasitas)

• Adquirir conhecimento teórico-prático em cirurgia dermatológica que permitam ao aluno gerenciar entidades dermatológicas e oncológicas com critérios cirúrgicos e estéticos adequados.

• Conhecer as indicações, fundamentos teóricos e modalidades terapêuticas de fototerapia, fotoquimioterapia, crioterapia, laser e outras técnicas dermatológicas e cirúrgicas especiais.

•  Treinamento em técnicas básicas de fotografia clínica, para registro e apresentação de casos.

• Conhecer elementos fundamentais do trabalho científico e da sua pesquisa, saber projetar e realizar um projeto de pesquisa, usar a pesquisa como ferramenta fundamental para a expansão do conhecimento.

• Organização de projetos para a comunidade através de campanhas educativas de prevenção e promoção da saúde, com ênfase no paciente e no núcleo familiar.

Pré-Requisito:

Graduação completa em Medicina.

Estrangeiros devem apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa em nível intermediário, expedido pelo CELPE-BRAS.
Para candidatos estrangeiros a apresentação do CRM no ato de inscrição não é obrigatória, porém se selecionado, ao efetuar sua matrícula o aluno estrangeiro, obrigatoriamente, deverá iniciar o processo para cadastro no CREMERJ, na condição de estudante, prevista no inciso IV do artigo 13 do Estatuto do Estrangeiro e em cumprimento Resolução CREMERJ nº 277/16.

Metodologia:

A metodologia utilizada variará de acordo com as características próprias de cada disciplina. As disciplinas de ênfase teórica terão aulas predominantemente expositivas, ilustradas com exemplos práticos, complementadas por seminários e discussão de artigos. As disciplinas de cunho prático serão realizadas unidades de saúde e hospitais conveniados.

Aulas a partir de Março de 2021.

Matrícula até o dia 15/01/2021.

Faça já sua inscrição: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=dermatologia&nInst=cce