Pós-graduação em Neurologia na PUC-Rio

O curso de especialização em Neurologia da PUC-Rio existe há 60 anos e já formou mais de 482 médicos. Nomes importantes já passaram pela coordenação do curso, como Prof. Ivar Costa Rodrigues, discípulo do grande fundador da escola neurológica brasileira, o Prof. Antonio Austregésilo, Prof. Costa Rodrigues e Prof. Sergio Augusto Pereira Novis. Atualmente o curso é coordenado pela profa. Maria Lucia Vellutini Pimentel.

Objetivos:

• Desenvolver sólidos conhecimentos da Neurologia e sua relação com as outras especialidades, para um desempenho profissional elevado no ensino e na pesquisa.

• Capacitar o médico no raciocínio diagnóstico, no exame neurológico, na solicitação adequada dos exames complementares e na interpretação de seus resultados à luz dos dados clínicos.

• Capacitar o médico na tomada de decisões com base nas evidências científicas, considerando a prevalência das doenças da especialidade, bem como o contexto social, cultural e pessoal

• Estimular a vocação para a educação médica continuada

• Capacitar o médico na utilização das ferramentas de aprendizado continuado por meio da busca ativa de informação em bases de dados eletrônicas e da leitura crítica de artigos científicos.

• Fornecer as noções fundamentais dos princípios éticos e morais no desempenho das funções de médico neurologista.

Metodologia:

A metodologia utilizada variará de acordo com as características próprias de cada disciplina. As disciplinas de ênfase teórica terão aulas predominante expositivas, ilustradas com exemplos práticos, complementadas por seminários e discussão de artigos. As disciplinas de cunho prático serão predominantemente realizadas em hospitais e clínicas especializadas.

Público-Alvo

O Curso é destinado a Médicos formados, com registro no Conselho Regional de Medicina.

Para candidatos estrangeiros ou brasileiros formados em universidade estrangeiras será obrigatória a apresentação do CRM no ato da inscrição e o diploma tem que estar revalidado.

• Duração: 36 meses | 8.640 horas

• Inscrição até 08/01/2021