Pós-graduação em Mastologia da PUC-Rio

WhatsApp Image 2020-11-26 at 01.53.05.jpg

O curso de especialização em Mastologia da PUC-Rio tem como objetivo capacitar o médico para prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os pacientes com câncer de mama. Além de avaliar doenças mamárias benignas e malignas, em homens e mulheres, idosos, adultos, adolescentes e crianças.

Ojetivos Específicos:

• Instruir o médico para realizar anamnese e exame físico detalhado e correlacioná-los às patologias mamárias e estimulando-o a desenvolver relacionamento médico-paciente humanizado;

• Capacitar para desenvolver uma propedêutica mamária, clínico-radiológica de maneira ágil e perspicaz, respeitando os princípios ético-legais da medicina moderna;

• Capacitar para procedimentos cirúrgicos terapêuticos, estéticos e paliativos

• Instruir sobre tratamentos adjuvantes, neoadjuvantes e paliativos, habilitando-o a prescrever e trabalhar com quimioterápicos em doenças mamárias;

• Ensinar a função da reabilitação físicoemocional e aplicar os conceitos do bem-estar do paciente e de seus familiares;

• Instruir sobre a importância da assistência paliativa humanizada e coerente, contemplando a qualidade de vida do paciente, respeitando sua relação com o medo, a dor e a morte;

• Formar no aluno espírito crítico construtivo de inovação e desafio científico através da busca do conhecimento e de sua aplicação prática;

• Capacitar nos diversos níveis de prevenção e a utilização de um gene para o avanço preventivo, propedêutico e curativo.

Pré-Requisito

O Curso é destinado a profissionais com diploma de nível superior em medicina e inscrição no Conselho Federal de Medicina.

É obrigatório a apresentação diploma de conclusão de Residência Médica ou Curso de Especialização em Ginecologia, Obstetrícia ou Cirurgia Geral, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O candidato deve apresentar estes certificados na inscrição, para que possa participar do processo seletivo.

Candidatos estrangeiros:

• Devem apresentar certificado de proficiência em língua portuguesa em nível intermediário, expedido pelo CELPE-BRAS.

• A apresentação do CRM no ato de inscrição não é obrigatória, porém se selecionado, ao efetuar sua matrícula o aluno estrangeiro, obrigatoriamente, deverá iniciar o processo para cadastro no CREMERJ, na condição de estudante, prevista no inciso IV do artigo 13 do Estatuto do Estrangeiro e em cumprimento Resolução CREMERJ nº 277/16. CELPEBRÁS é obrigatório para estrangeiros sem CRM.

• Estrangeiros não residentes no Brasil podem efetuar uma inscrição e matrícula com visto de turista e durante o curso deve apresentar o visto de estudante, o envio da cópia do passaporte é obrigatório.

Metodologia

O curso proposto é presencial, composto por aulas teóricas expositivas, discussão de textos, estudos de caso, seminário, pesquisa bibliográfica O método didático adotado é o participativo, que será priorizado nas aulas teóricas, nas aulas clínicas, clube de revista e acompanhamento de exames em laboratório específico e centros cirúrgicos hospitalares. As disciplinas de cunho prático aceites nos hospitais conveniados, sob supervisão.

Inscrições até: 29/01/2021

Previsão de início das aulas: 15/03/2021

Locais das aulas: Centro Médico Richet da Barra da Tijuca; Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima; MAMARJ. Clínica de Mastologia do Rio de Janeiro; Hospital Mario Kroeff

logo medpuc cor.jpg