Entenda os Grupos de Risco

A OMS considera como grupo de risco: bebês e crianças menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram a luz há menos de quarenta dias, maiores de sessenta anos e pessoas portadoras de comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração, pulmão e rins, portadores de imunossupressão e pacientes em tratamento contra o câncer.

No geral, as pessoas que possuem doenças crônicas estão em maior risco por causa do comprometimento da resposta imune do corpo. Ou seja, eles possuem, normalmente, menor capacidade de frear o vírus, aumentando o risco dele cair na corrente sanguínea, atingir os pulmões e provocar pneumonia, por exemplo.

O Mestre em Epidemiologia pela Graduate School of Public Health (GSPH), da Universidade de Pittsburgh, Bruno Scarpellini (@dr_brunoscarpellini_infecto) explicou que, apesar das crianças acima de seis anos não estarem caracterizadas como grupo de risco, elas são as maiores portadoras assintomáticas do vírus, logo elas são responsáveis por um grande impacto na propagação da doença.

CovidGuest User