Propagação do Covid Aumenta no Brasil

A estratégia implementada no Brasil pelo Ministério da Saúde e pela OMS é de que todas as pessoas que puderem, mantenham o isolamento social por pelo menos quinze dias. Essa medida busca conter a propagação comunitária do vírus e preservar os grupos de risco.

O Mestre em Epidemiologia pela Graduate School of Public Health (GSPH), da Universidade de Pittsburgh, Bruno Scarpellini (@dr_brunoscarpellini_infecto), alertou que no caso de pessoas que não podem manter o afastamento social é imprescindível que os mesmos façam os protocolos de higiene orientados pelo OMS: lavar as mãos constantemente, quando não for possível utilizar o álcool em gel, manter um distanciamento de um metro e meio a dois metros em locais públicos, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos sem lavá-las e ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e a boca com o cotovelo flexionado, ou preferencialmente, com um lenço de papel.

O Ministério da Saúde prevê que se caso as medidas de proteção não sejam respeitadas, o estado do RJ pode registrar mais de vinte e quatro mil casos da doença em um mês. Se o pedido de afastamento social for atendido por grande parte da população, a transmissão do vírus pode deixar de ser de duas a três pessoas e passa a ser de um para um. Com isso, os casos podem ser reduzidos para três mil ou quatro mil.
Vale lembrar que, de acordo com as recomendações da OMS, as pessoas que acabaram de retornar de viagens internacionais é extremamente necessário o isolamento social mesmo que não esteja com sintomas. O tempo recomendado é de sete dias para aqueles que não possuem sintomas e catorze dias para os viajantes sintomáticos.

CovidGuest User