Pacientes de COVID-19 precisam de maior observação nos primeiros dez dias após internação

Os dez primeiros dias após internação por COVID-19 são delicados e pacientes precisam de maior observação, visto que podem enfrentar um alto risco de problemas de saúde contínuos, viagens de volta ao hospital e morte, aponta novo estudo publicado no JAMA, realizado por uma equipe da Universidade de Michigan e VA Ann Arbor Healthcare System.

Os pesquisadores compararam os resultados pós-hospitalares de quase 2.200 veteranos que sobreviveram à hospitalização em 132 hospitais VA para COVID-19 nesta primavera e no início do verão, com resultados de quase 1.800 pacientes semelhantes que sobreviveram a uma internação por pneumonia não relacionada a COVID- 19, e 3.500 que sobreviveram a uma estadia relacionada à insuficiência cardíaca, durante o mesmo tempo.

Os resultados apontaram que os pacientes com COVID-19 tiveram um risco entre 40% a 60% maior de voltar ao hospital ou morrer nos primeiros 10 dias, em comparação com pacientes semelhantes tratados nos mesmos hospitais durante os mesmos meses por insuficiência cardíaca ou pneumonia. Ao final de 60 dias, o risco geral de readmissão ou morte dos pacientes com COVID-19 era menor do que para as outras duas doenças graves. Os motivos mais comuns listados para reinternação foram COVID-19, citado em 30% dos pacientes, e sepse observada em 8,5%. Mais de 22% dos veteranos readmitidos foram para uma unidade de terapia intensiva.

Os pesquisadores alertam que, como o estudo foi realizado nos primeiros meses da pandemia, eles reconhecem que a experiência adquirida pelos hospitais naquela época e compartilhada com hospitais em outros estados com picos posteriores podem ter mudado os resultados pós-hospitalares. Mas o aumento atual, que está fazendo com que os hospitais atraiam não especialistas para os cuidados da COVID-19 e para outros pacientes gravemente enfermos, pode afetar os resultados de forma negativa.

FONTE: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2774380