Descoberto o motivo de gestantes não transmitirem SARS-CoV-2 para bebês

Pesquisadores descobriram como a placenta pode estar bloqueando a transmissão do SARS-CoV-2 para bebês durante a gravidez. O estudo publicado no American Journal of Pathology demonstrou que o ACE-2, o receptor que permite que sars-CoV-2 entre nas células, é encontrado em níveis mais baixos nas placentas de mulheres com COVID-19 na gravidez em comparação com mulheres com gravidez normal (COVID negativa).

O estudo envolveu a coleta de placentas de dois grupos de mulheres que deram à luz. O primeiro grupo foi o das mulheres que tiveram gestações normais e nenhum relato de infecção pelo SARS-CoV-2. O segundo grupo de mulheres foi SARS-CoV-2 positivo e apresentou doença COVID-19 ativa durante a gravidez. Eles então observaram a expressão ACE-2 em suas placentas sob o microscópio e compararam a expressão placentária ACE-2 usando técnicas de análise genética e proteica.

Segundo os pesquisadores, a placenta tem muitas semelhanças com o pulmão, por isso este estudo também destaca a importância de estudar a placenta para ajudar a entender uma variedade de doenças pulmonares e destaca o importante papel de controlar o ACE-2 como forma de prevenir infecções pelo SARS-CoV-2. Os cientistas acreditam que quando uma mulher tem COVID-19 na gravidez, a placenta está saindo do ACE-2 como uma maneira de impedir que o SARS-CoV-2 seja passado para o feto.

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002944022000116?via%3Dihub