Losartan não é eficaz na redução de lesões pulmonares causadas pela COVID-19

Medicamento comum para pressão arterial - losartan - não é eficaz na redução de lesões pulmonares em pacientes com COVID-19, aponta estudo publicado no JAMA Network Open.

A equipe de pesquisa investigou se um medicamento comum para pressão arterial poderia diminuir a lesão pulmonar em pacientes internados no hospital com COVID-19. Seus resultados constataram que o tratamento de losartan não reduziu a lesão pulmonar em pacientes internados com COVID-19, e não teve efeito sobre a mortalidade.

Os pesquisadores também descobriram que pacientes gravemente doentes tratados com losartan precisavam de suporte adicional e temporário à pressão arterial -- embora isso não tenha levado a piores resultados no geral. Eles acreditam que embora este medicamento em particular não tenha sido eficaz para o tratamento do COVID-19, a redefinição de medicamentos baratos e relativamente seguros continua sendo uma abordagem importante para conter os custos de saúde.

Os pesquisadores observam que mais estudos de proteínas e sinalização celular dos participantes do estudo ALPS-COVID estão em andamento. E esperam que os resultados futuros de estudo dessas proteínas possam mostrar insights sobre por que o corpo responde da maneira como responde ao COVID-19.

Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2790162