Vacina contra COVID-19 não aumenta complicações na hora o parto

Pesquisadores descobriram que tomar a vacina da COVID-19 durante a gravidez não leva a aumentos na frequência de complicações na hora do parto. Os achados, publicados no JAMA, fornecem mais garantias sobre a segurança das vacinas mRNA para essa população particularmente única.

Os pesquisadores explicam que há evidências crescentes de estudos em todo o mundo mostrando que a vacinação COVID-19 durante a gravidez não está associada a maus resultados de gravidez ou nascimento, e mostrando que as vacinas COVID-19 são eficazes na prevenção do COVID-19 em mães grávidas e também em seus bebês nos primeiros meses de vida. Os resultados da pesquisa não identificaram nenhum aumento na necessidade de internação da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e não houve frequência de baixos escores de Apgar (avaliação ao nascer que pode identificar bebês que podem precisar de cuidados especiais, como ajuda extra com sua respiração) em bebês nascidos de mães vacinadas, em comparação com bebês nascidos de mães não vacinadas.

A vacinação contra o COVID-19 é recomendada para gestantes, uma vez que elas têm maior risco de complicações da doença, incluindo internação, internação na UTI e óbito, em comparação com indivíduos não gestantes.

Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2790607