Forma de medir a idade do esperma pode ser preditor do sucesso da gravidez

Uma nova técnica para medir a idade do esperma masculino tem o potencial de prever o sucesso e o tempo necessário para engravidar, de acordo com um estudo recém-publicado na revista Human Reproduction. Os pesquisadores descobriram que os relógios de envelhecimento epigenético do esperma podem atuar como um novo biomarcador para prever o tempo de gravidez dos casais. Os achados também ressaltam a importância do parceiro masculino no sucesso reprodutivo.

A equipe responsável pela pesquisa explicou que a idade cronológica é um determinante significativo da capacidade reprodutiva e do sucesso entre os casais que tentam engravidar, mas a idade cronológica não encapsula as condições genéticas e externas cumulativas -- ambientais -- fatores, e, portanto, serve como medida proxy da idade biológica 'verdadeira' das células".

O estudo encontrou uma probabilidade acumulada 17% menor de gravidez após 12 meses para casais com parceiros do sexo masculino em categorias de envelhecimento epigenético de espermatozoides mais jovens. O estudo envolveu 379 parceiros masculinos de casais que interromperam o uso de contracepção com o propósito de engravidar. O estudo também encontrou um maior envelhecimento epigenético do esperma em homens que fumavam.

Os resultados indicam que o maior envelhecimento epigenético do esperma está associado a um maior tempo para engravidar em casais não assistidos pelo tratamento de fertilidade, e entre os casais que alcançaram a gravidez, com gestação mais curta.

Fonte: http://fdslive.oup.com/www.oup.com/pdf/production_in_progress.pdf