Autoexame da mama: como realizar?

O câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres brasileiras e o autoexame é o primeiro passo rumo à sua prevenção.

Por Nicole Rangel Correia

O autoexame da mama é recomendado a todas as mulheres maiores de 20 anos de idade, pois ajuda na prevenção do câncer de mama, uma vez que pode identificar a doença de maneira precoce, impedindo seu desenvolvimento. Por isso, segue abaixo um pequeno guia com as instruções para realizá-lo:

  1. Realize o autoexame mensalmente, sete dias após a menstruação;

  2. Fique em pé em frente ao espelho;

  3. Observe os dois seios (de início, com os braços caídos, depois com as mãos na cintura e depois atrás da cabeça), veja se há alguma mancha ou alteração visível;

  4. Levante um de seus braços e posicione-o atrás da cabeça;

  5. Com a mão do braço oposto, apalpe os seios, fazendo movimentos circulares (com a polpa dos dedos e não as pontas), em busca de possíveis nódulos;

  6. Verifique se há secreção quando o mamilo é pressionado (ainda na mesma posição);

  7. Inverta o lado e apalpe o outro seio da mesma forma.

É importante ressaltar que o autoexame de mama é apenas uma precaução inicial. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, mulheres com mais de 40 anos precisam realizar a mamografia anualmente. 

Se alguma irregularidade for encontrada (mudança de tamanho, nódulo, vermelhidão…) durante o autoexame, procure um ginecologista ou mastologista.

No mês da conscientização sobre o câncer de mama, o Ambulatório Escola São Lucas preparou um pacote especial com consulta com mastologista, ultrassom de mama e mamografia pelo valor de R$250,00. Não perca a chance de checar sua saúde com profissionais qualificados por um preço mais acessível! Agende sua consulta ou exame através do nosso whatsapp: (21) 99220-1002 ou clicando no botão abaixo.