Obesidade: estudo afirma que 41% da população brasileira estará com sobrepeso até 2035

Por Maitê Branco Kroeber

De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2023, a incidência da obesidade global deve apresentar um crescimento exponencial nos próximos anos. Apenas no Brasil a previsão é de que até 2035, 41% da população adulta conviva com a doença e que o crescimento anual na população infantil atinja o alto nível de 4,4% - em comparação, os Estados Unidos apresentam uma taxa de 2,4%.

Instituído pelo Congresso Nacional através da Lei n.º 11.721/2.008, o dia 11 de outubro é o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção à Obesidade. A data foi escolhida com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção a esse problema de saúde pública que atinge milhares de brasileiros por todo o país.

Por definição feita pela Organização Mundial da Saúde, a obesidade é uma doença crônica, progressiva e recidivante em que há o excesso de gordura corporal - quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 -  em quantidades que determine prejuízos à saúde. Atualmente, 22,4% da população adulta brasileira é obesa.

A partir de tendência individual, a obesidade pode apresentar diversas complicações, como desencadear outras doenças sérias: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono, alguns tipos de câncer e até mesmo problemas psicológicos por conta do estigma atrelado a estar com sobrepeso.

Entretanto, é importante compreender as raízes dessa doença a fim de desmistificar o tratamento da obesidade na sociedade atual. De acordo com o Dr. Mario Kedhi Carra, endocrinologista  da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), “(...) ninguém tem obesidade porque quer ou escolhe ser obeso, pois não é uma questão de força de vontade, determinação ou caráter. A genética contribui com 70% para o desenvolvimento da obesidade, somando-se a outros fatores determinantes como alimentação e sedentarismo.”

A falta de acesso a cuidados e serviços de saúde, fatores biológicos, perturbações no sono causadas por distúrbios hormonais e medicamentos para transtornos mentais são apenas algumas das causas que contribuem para o desenvolvimento da obesidade.

Portanto, é essencial disponibilizar um tratamento mais acessível para aqueles que sofrem com essa doença. Manter uma alimentação saudável, diminuir a ingestão de calorias e aumentar a quantidade de atividades físicas - em casos mais graves podendo até se utilizar de medicamentos e intervenção cirúrgica - são atitudes que podem contribuir para o alcance e manutenção de um peso saudável e um estilo de vida mais completo.

No Ambulatório Escola São Lucas da PUC-Rio você encontra atendimento com profissionais especializados em Endocrinologia e Nutrição a preço popular. Para mais informações e agendamentos, envie uma mensagem para o whatsapp: (21) 99220-1002 ou clique aqui.