Bons relacionamentos ajudam a processar emoções difíceis, afirma estudo

Por Maitê Branco Kroeber

Você sabia que ter bons relacionamentos nos ajudam a processar melhor as emoções difíceis? Essa descoberta foi feita durante um dos estudos científicos mais longos sobre felicidade da história. Conhecido como “O Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto” - iniciado em 1938 na Universidade de Harvard -  tem como objetivo principal acompanhar os seus participantes ao longo de suas vidas, monitorando periodicamente suas alegrias e dificuldades, além de seu estado físico e mental. 

Agora, 85 anos depois do início da pesquisa, alguns professores já passaram por sua coordenação, que tem como diretor atual o professor de psiquiatria Robert Waldinger. Em entrevista à BBC News Mundo, Waldinger explicou uma de suas maiores descobertas durante o tempo em que conduziu o estudo.

Segundo ele, foi de grande surpresa descobrir que as pessoas que têm relacionamentos mais calorosos permanecem fisicamente mais saudáveis à medida que envelhecem, diminuindo até mesmo a possibilidade de desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2 e doença arterial coronariana. 

Para o professor, a hipótese capaz de explicar essa descoberta está na chamada “reação de luta e fuga” - uma reação natural do corpo quando confrontado com situações estressantes, que influencia diretamente em pontos como aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Nesse caso, solidão e isolamento quantificam como situações de estresse, portanto, esses fatores gradualmente desgastam e atacam diferentes sistemas corporais.

Ou seja, ter bons relacionamentos nos ajudam a gerir melhor as emoções porque as relações muitas vezes nos permitem falar sobre o que sentimos. Sentir que pertencemos a um grupo é uma forma de aliviar o estresse. Nunca é tarde para “energizar” as relações ou construir novas conexões para uma vida mais feliz. 


O curso de extensão A Ciência da Felicidade, oferecido pelo Departamento de Medicina e Saúde da PUC-Rio, ajuda profissionais da saúde e alunos em geral a aplicarem técnicas que auxiliam na manutenção da felicidade e do bem-estar emocional, tanto na esfera profissional quanto na pessoal. 

As inscrições estarão abertas até o dia 11/10/2023. Venha conhecer mais sobre a ciência por trás de um estilo de vida feliz com profissionais altamente qualificados (Nilo Torturella, Erick Gustavo e Paula Guimarães) na universidade pioneira em pós-graduações na área de Medicina e Saúde no botão abaixo.

Profissionais responsáveis pelo curso. Da esquerda para a direita, Psicólogo Erick Gustavo, Psicóloga Paula Guimarães e Psiquiatra Nilo Torturella.

Para ler a entrevista completa com o psiquiatria Robert Waldinger, clique aqui. 

Para saber mais sobre o curso A Ciência da Felicidade - A Promoção do Bem Estar na Prática Clínica, assista aos vídeos publicados no instagram @medpucrio clicando aqui.