FDA aprova uso integral de medicamento para tratamento da Covid-19

Por Carolina Lopes Bottino

A Food and Drug Administration (FDA), agência que aprova medicamentos nos Estados Unidos, liberou o uso do remédio Paxlovid, desenvolvido pela Pfizer, para o tratamento definitivo da Covid-19. Em 2021, a medicação havia sido aprovada para uso emergencial como forma de tratamento da doença. 

Antes, o remédio estava aprovado apenas para uso emergencial.

No Brasil, o Paxlovid também é utilizado para o tratamento do coronavírus e recebeu aprovação integral da Anvisa em novembro de 2022. Atualmente, pode ser adquirido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ou nas farmácias e drogarias do país, através de receita médica, custando cerca de R$ 4 mil. 

 O remédio consiste na combinação de dois antivirais, o nirmatrelvir e o ritonavir, e é recomendado para uso em pacientes que podem progredir para a forma grave da doença, mas não necessitam de oxigênio suplementar.

Ele funciona a partir da inibição da protease do coronavírus, uma enzima que atua na sua replicação e impede o amadurecimento e multiplicação do vírus. Se utilizado nos primeiros 5 dias de manifestação da doença, já com o diagnóstico, o medicamento previne que o caso agrave e evolua para uma internação.