Especialização em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O curso de especialização em Cirurgia Bariátrica e Metabólica da PUC-Rio tem como objetivo ensinar sobre a aplicação de diversas técnicas a respeito da realização de procedimentos cirúrgicos bariátricos e metabólicos, além da compreensão acerca das indicações e contraindicações do procedimento, baseando-se no entendimento da fisiopatogenia da obesidade mórbida e da síndrome metabólica. Também visa capacitar o aluno para o diagnóstico de complicações, além do domínio das opções clínico-cirúrgicas existentes e a realização do acompanhamento ambulatorial no pré e pós operatório. No fim do curso, o estudante será capaz de atuar com abordagem ampla, participar de pesquisas, congressos e publicar artigos sobre o assunto.

Com o avanço dos casos de obesidade no país, o ramo da cirurgia bariátrica vem crescendo entre a área médica. Em 2016, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões aprovou e publicou a primeira turma de cirurgiões dessa especialidade no país. Atualmente, o médico que deseja seguir essa especialidade após a graduação deve passar por 3 anos de residência médica em programas credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda pode-se fazer mais 3 anos de cirurgia oncológica e mais 1 ano de cirurgia videolaparoscópica para ter um maior entendimento dos casos.

Público-Alvo:

Médicos formados com registro no Conselho Regional de Medicina, que tenham completado Residência Médica ou Pós-Graduação em Cirurgia Geral, com a duração mínima de três anos.

Metodologia:

As aulas teóricas priorizarão as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e as práticas serão realizadas em centro cirúrgico. As dinâmicas inter-relacionam encontros expositivos com a discussão de temas e atividades práticas. Seu conteúdo teórico contextualizará as situações de saúde, casos ou problemas de importância para a saúde pública, possibilitando ao aluno posicionamento crítico diante das situações que lhe serão apresentadas.

Inscrição até 13/06/2023 - Últimas vagas

Aulas a partir de 06/07/2023