Especialização em Neuroanestesia

Aulas práticas do curso de Neuroanestesia da PUC-Rio serão realizadas no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPCN).

O curso de especialização em Neuroanestesia da PUC-Rio tem como objetivo aprimorar os conhecimentos da área e sua relação com outras especialidades, visando desenvolver a excelência no desempenho da prática profissional, de ensino e pesquisa. Além disso, busca capacitar o médico para tomar as melhores decisões com base nas evidências científicas e também estimular a utilização das ferramentas de aprendizado continuado, por meio da busca ativa de informação e da leitura crítica de artigos científicos. O curso capacitará o aluno na avaliação do risco anestésico-cirúrgico dos pacientes neurocirúrgicos, procedimentos neuro-intervencionistas ou estimulação cerebral sob anestesia. Por fim, forma o médico para estar apto a cuidar dos pacientes no pós-operatório, em especial aqueles submetidos a procedimentos neurocirúrgicos, estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para identificar e tratar complicações específicas.

Com a oportunidade de desenvolver tanto a parte teórica quanto a prática, o curso será realizado nas dependências do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPCN), referência internacional em neurocirurgia de alta complexidade e uma importante instituição de ensino e pesquisa.

Público-Alvo:

Médicos anestesiologistas portadores de título de especialista ou certificado de conclusão obtido pelo MEC ou SBA.

Pré-Requisitos:

Graduação completa em Medicina, além de residência ou pós-graduação em anestesiologia reconhecido pelo MEC ou SBA

Metodologia:

As aulas serão expositivas, com seminários, reuniões clínicas e discussão de casos clínicos, além da orientação e supervisão de TCC

Inscrição até 21/07/2023

Aulas a partir de 25/08/2023

Duração: 540 horas / 12 meses