Especialização em Transplante de Órgãos Abdominais

O curso de especialização em Transplante de Órgãos Abdominais da PUC-Rio visa fornecer conhecimento teórico e prático, criando as bases para treinamento de médicos com residência em Cirurgia Geral. Além disso, busca formar o aluno para que ele esteja apto a fornecer cuidados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênio ou privados que necessitem das diferentes modalidades de transplantes de órgãos abdominais, desde a avaliação inicial, transplante propriamente dito, pós-operatório e seguimento ambulatorial, propiciando assistência multiprofissional na sua integralidade.

Com o avanço da área médica, o cirurgião geral que possui qualificações extras, como as obtidas na especialização oferecida, será capaz de se destacar no mercado de trabalho. Por meio da parceria da PUC-Rio com o Hospital São Francisco de Assis na Providencia de Deus (HSFA), referência em transplantes renais, o profissional será capaz de se desenvolver tanto na teoria quanto na prática, adquirindo habilidades dentre os melhores padrões do conhecimento atual.

Público-Alvo:

Médicos formados com registro no Conselho Regional de Medicina, que tenham completado Residência Médica ou Pós-Graduação em Cirurgia Geral, com a duração mínima de três anos.

Pré-Requisitos:

Graduação completa em Medicina, além de residência completa em Cirurgia Geral com certificação pelo MEC ou Título de Especialização em Cirurgia Geral reconhecido pelo MEC.

Metodologia:

As aulas teóricas (Expositivas; Seminários; Reuniões clínicas e discussão de casos clínicos) serão ministradas nas dependências do HSFA, podendo 20% da carga horária teórica ser administrado à distância. Enquanto que as aulas práticas consistirão de visitas diárias e acompanhamento de pacientes internados com discussão diária dos casos, assim como captação de órgãos em outras unidades hospitalares do estado do Rio de Janeiro ou da Federação e Cirurgias das diversas modalidades dos Transplantes de Órgãos Abdominais. Por fim, haverá o acompanhamento ambulatorial dos doadores e receptores das modalidades de Transplante de Órgãos Abdominais.

Inscrição até 03/07/2023 - Últimas Vagas

Aulas a partir de 01/08/2023

Duração: 2400 horas / 12 meses