Especialização em Urgências e Emergências Clínicas para Enfermeiros

Simulação realística de casos clínicos e vivência am ambulatório clínico são novidade no curso lançado pela PUC-Rio para enfermeiros, em parceria com o Instituto Berkeley.

O curso de especialização em Urgências e Emergências Clínicas para Enfermeiros da PUC-Rio visa especializar enfermeiros em gestão e assistência em urgências e emergências clínicas, além de promover o reconhecimento da fisiopatologia, diagnósticos de enfermagem e capacitar os enfermeiros para a correta avaliação e cuidados aos pacientes que são admitidos em situação de emergência. Para mais, o curso tem como objetivos a discussão de estratégias interprofissionais de tratamento, intervenção e manejo dos pacientes em emergência, e também promove a associação da fisiopatologia em cada emergência clínica, correlacionando isso aos diagnósticos de enfermagem.

A área de enfermagem está em expansão no Brasil, com cerca de 72% de seus profissionais com especialização, 10% mestres na área e 4% doutores. O enfermeiro irá atuar nas unidades de emergência disponíveis para a população durante as 24 horas do dia, portanto, uma formação adequada acerca dos conhecimentos técnicos e especializados da área é essencial. Assim, a concepção da especialização em gestão e assistência em Emergência Clínica é fornecer ao mercado de trabalho profissionais aptos a gerir e atuar com segurança em ambientes de urgência e emergência hospitalar, com ênfase em pacientes adultos, manejando protocolos gerenciáveis, atualizados por diretrizes nacionais e internacionais, respeitando os aspectos éticos e legais inerentes ao exercício profissional. Dessa maneira, o profissional estará capacitado a atuar em situações de catástrofes e no atendimento a múltiplas vítimas.

Público-Alvo:

Enfermeiros graduados

Pré-Requisito:

Graduação completa em Enfermagem.

Metodologia:

As aulas serão híbridas, parte na modalidade online, através da plataforma Moodle, utilizando metodologias com participação ativa dos estudantes, aula invertida, aprendizagem por pares, mapas conceituais, PBL (aprendizado baseado em problemas), TBL (aprendizado baseado em times), além da apresentação de casos clínicos, discussão de artigos científicos, debate de ideias em fóruns, e outra parte presencial, com simulação realística de casos clínicos e vivência em ambulatório clínico.

Inscrição até 31/07/2023

Aulas a partir de 21/08/2023