Nutrição PUC-Rio realiza primeiro evento com especialistas em alimentação saudável

O curso de graduação em Nutrição da PUC-Rio promoveu o I Ciclo de Palestras para comemorar o fim do primeiro semestre. Alimentação saudável e bem-estar foram os grandes temas do evento, que contou com a participação de 350 pessoas, realizado no dia 04 de julho de 2023.

Da esquerda para a direita: Jackeline Farbiarz (Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica), Marina Souza (Profa. do curso de Nutrição e do Departamento de Biologia), Agnes Bueno, Larissa Cohen (Professoras do curso de Nutrição), Luciana Sarmento (Coordenadora do curso de Nutrição), Prof. Jorge Biolchini (Diretor do Departamento de Medicina e Saúde), Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. (Reitor da Universidade), Prof. Hilton Koch (Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), Patrícia Quintella (Professora do curso de Nutrição) e Erica dos Santos Rodrigues (Coordenadora Central de Graduação).

Por Carolina Lopes Bottino e Nicole Rangel Correia

A abertura do evento foi realizada pelo Reitor da universidade, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., que falou com alegria sobre o êxito na abertura do novo curso de graduação em Nutrição: “Existe uma ideia da PUC como uma tenda que se alarga. Nós estamos alargando a tenda na direção da medicina, saúde, cuidado…”, falou o Reitor. 

O decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Prof. Hilton Koch, destacou a relevância do trabalho realizado pelo Departamento de Medicina e Saúde na integração com os demais departamentos da universidade, ampliando o caráter interdisciplinar dos cursos e projetos realizados. 

Em seguida, a Coordenadora Central de Graduação, professora Erica dos Santos Rodrigues, mencionou sua satisfação com a produção do evento: “Fiquei feliz em saber que esse é um evento com participação ativa dos alunos (...). O corpo de alunos é que faz com que essa universidade aconteça, é o nosso motivo de funcionamento”. 

O diretor do Departamento de Medicina e Saúde, Prof. Jorge Biolchini, idealizador da graduação de Nutrição, comentou sobre a importância do curso: “O cordão umbilical da nutrição é a última conexão material que se desfaz no recém-nascido para que ele cresça como um ser novo e único”.

Biolchini passou a palavra à coordenadora do curso, Professora Luciana Sarmento, que iniciou o evento dando as boas-vindas a todos e anunciando a primeira palestrante: Professora Ana Branco, que falou sobre alimentação viva e saúde integral. 

Participaram ainda do evento: Fábia Campos, falando sobre transtornos alimentares; Daniel Chreeem, sobre nutrição esportiva; Noadia Lobão, falando sobre doença celíaca; Karime Cader, sobre sustentabilidade dos alimentos; Yasmin Amaral, sobre alimentação materno-infantil; e Fernanda Vaz, sobre marketing digital para nutricionistas. 


Confira as empresas que apoiaram o I Ciclo de Palestras de Nutrição PUC-Rio

Cada marca carrega sua trajetória e singularidades, mas um fator comum as une: a promoção da saúde. Todas as empresas participantes tinham o objetivo de tornar a verdadeira alimentação saudável em algo mais acessível à população. Conheça um pouco de cada uma delas. 

Marita

Mariana Gonçalves da Costa, criadora da Marita.

A proposta da Marita é trazer a alimentação saudável para o dia a dia das pessoas”, relatou a nutricionista Mariana Gonçalves da Costa, idealizadora da marca. Com suas principais refeições à base de salada, doces sem açúcar e outros pratos “fits”, Marita tem como objetivo englobar no cardápio tudo o que envolve alimentos saudáveis (seja de parceiros terceirizados, seja produtos autorais) e mostrar a seus consumidores que “é possível sim se alimentar de maneira saudável no dia a dia”, como disse Mariana.

Green Forever Clorofila

Galdino Fonseca, criador da marca.

Enquanto mostrava o suco produzido e a máquina que o origina, Galdino Fonseca, criador e produtor da Green Forever, afirmou: “a clorofila é a primeira da cadeia alimentar, tudo vem dela”. Galdino também explicou seu processo de extração: a grama é espremida na máquina e o líquido extraído dá origem ao suco de clorofila, chamado de “sol materializado” pelo idealizador. A marca Green Forever Clorofila veio mostrar ao público a eficácia de seus produtos no organismo humano: “um sachê de 30ml do suco equivale a 5 pratos de salada”.

Modaka

Linhas de chocolates orgânicos 50% e 70% cacau.

Modaka é uma marca que carrega o lema “tree to bar” (da árvore à barra), por produzir chocolates em barra que vêm diretamente do cacau plantado na fazenda da família produtora. Mônica Viana, representante da marca no Rio de Janeiro, relata que os produtos produzidos têm uma composição simples, com o mínimo possível de ingredientes, a fim de não alterar o sabor original do cacau. “A proposta principal é que o consumidor tenha uma experiência mais próxima o possível do cacau de verdade”, disse Mônica.

Crunch

Coxinhas e torradas sem glúten.

Existente no mercado há sete anos, a marca Crunch tem sua cozinha livre de contaminação cruzada e busca alcançar um público de consumidores diversos: celíacos, não-celíacos, veganos e não veganos. A variedade dos produtos tem como objetivo demonstrar os objetivos da marca, que visam proporcionar alimentos com sabor e saudáveis.

Suzanne Glúten-free

Da esquerda para a direita: Vanessa Ribeiro e Suzanne Boyadjian, presidente da ACELBRA-RJ.

Suzanne Glúten-free nasceu a partir de uma experiência pessoal da idealizadora da marca: “logo que fui diagnosticada com a doença celíaca, comecei a pesquisar, e então comecei a marca”, disse Suzanne, que também é presidente da ACELBRA-RJ (Associação de Celíacos do Rio de Janeiro). Os produtos são bolos totalmente sem glúten e sem leite, além de conter uma linha ”low carb”. Segundo Suzanne, sua maior proposta é remeter o consumidor celíaco à experiência de comer um bolo com farinha de trigo, algo impossibilitado pela doença. 

Sequoia Alimentos

Linha de tortillas Garytos.

Líder no mercado food service, Sequoia Alimentos apresenta comidas mexicanas saudáveis feitas com apenas três ingredientes. A marca surgiu a partir da idealização de Gary Urban, norte-americano apaixonado pelas comidas do México, que persistiu em trazer sua paixão culinária para o território brasileiro. Sequoia tem como seus pilares a família, o esporte, o sabor e a saúde. Atualmente, seus principais produtos são nachos, tortillas e tacos que visam atingir um público abrangente de veganos, celíacos e pessoas sem restrições alimentares que buscam uma alimentação saudável e variada. 

Home Planet

Claire Ryder, fundadora da marca.

A Home Planet é uma marca de laticínios veganos à base de castanha de caju de comércio justo. Tem como principal propósito o de fazer produtos básicos que as pessoas possam usar no dia a dia sem fazer mal à saúde, ao planeta e aos produtores. Em vista disso, não utiliza nenhum tipo de conservante ou adoçante artificial, e sim a tâmara para adoçar. Assim, os produtos fermentados levam probióticos benéficos ao organismo. De maneira geral, o objetivo é fazer substituições não artificiais e que promovam o bem-estar.

Advanced Nutrition

Linha Exceed de suplementos.

A Advanced Nutrition é uma empresa de alimentos saudáveis voltados para a área esportiva. Com a proposta de unir alimentação saudável ao empreendedorismo, é uma das poucas marcas desse ramo que fabrica 100% do que faz. Suas barras de proteína dão energia e servem como um lanche saudável, enquanto que os isotônicos auxiliam na reposição de sais minerais e carboidratos perdidos durante os exercícios de alto desempenho.

Grativita

Linha de patês à base de biomassa e à direita, o Adoçã, substituto do açúcar.

A Grativita é uma marca de alimentos com ingredientes funcionais à base de biomassa de banana verde, que é integral. A linha ainda engloba produtos como o Adoçã, um substituto do açúcar, feito com maçã e fibra, sendo de baixo índice glicêmico. É benéfico para o organismo devido a seus componentes livres de açúcar e conservantes, e que estimulam a promoção de uma alimentação saudável.

No início de 2023 lançou a categoria de Bio Cream Cheese, feito com castanha de caju, óleo de coco e vinagre de maçã. 

Naveia

Flávia Moretti, gerente comercial.

Voltada para o desenvolvimento de produtos veganos, a Naveia surgiu a partir de um propósito ligado ao não consumo de proteína animal. Com pesquisa e tecnologia, ela atende as necessidades de pessoas com alergia e intolerância à lactose. Entre seus principais produtos se destacam os leites de proteína vegetal, manteiga (feita com aveia) e a pasta de avelã. O leite vegetal é uma opção para as pessoas que têm dificuldade de digerir leites de origem animal.

Pão do Bento

Pão do Bento linha integral 100.

Com o propósito de criar um pão feito o mais integralmente possível, o Pão do Bento tem como principal instrumento de produção o moinho de pedra para a moagem do trigo. Os nutrientes são mantidos no momento de fabricação da farinha. Além disso, uma das maiores preocupações da marca é ter contato direto com os produtores dos alimentos, pois assim é possível saber as variedades plantadas e selecionar qual é mais favorável para a panificação integral. Atualmente, conta com outros tipos de pão como o de centeio, de milho, de nozes, entre outros, todos livres de conservantes. Entretanto, Bento garante que a versão integral é a opção mais saudável e funcional entre as ofertadas.

Mirra Sustentável

À esquerda, a linha de granola da marca, e à direita, as bioembalagens.

A marca Mirra Sustentável surgiu com o principal objetivo de promover a sustentabilidade aliada à vida saudável. Começou com a produção de bioembalagem utilizada para cobrir alimentos, feita com cera de abelha, própolis e resina vegetal, com característica bactericida e reutilizável. Então, além de conservar por mais tempo os alimentos, não gera lixo. A partir disso, passaram a desenvolver a granola, fabricada de maneira artesanal e sem conservantes. Assim, a Mirra Sustentável incentiva, por meio de seus produtos, a produção de lixo zero e alimentação nutritiva.