Comida pode ser oportunidade de desenhar, para a designer Ana Branco

Professora do Departamento de Artes e Design, Ana Branco, palestrando sobre Alimentação Viva.

Por Nicole Rangel Correia

Inaugurando o I Ciclo de Palestras da Nutrição PUC-Rio, Ana Branco, professora da disciplina “Tópicos Especiais em Design” na universidade, ministrou a palestra com o tema “Alimentação viva e saúde integral”. Com sua extensa experiência na área do Design (ela foi aluna da primeira turma do curso da universidade), a professora trouxe ao público um ponto de vista diferente sobre arte, desenho e alimentação. “Além de ser uma oportunidade de nutrir, a comida passa a ser uma oportunidade de desenhar”, comentou a professora. 

A partir de fotos de projetos passados realizados no campus, como a “feira do desenho vivo”, a professora explorou o fato de que alimentos não são simples substâncias feitas para ingerir, mas que são capazes de se tornarem arte que mais tarde será consumida e nutrirá o organismo. Ana Branco transformou o significado do ato de comer, relacionando-o com afeto e amor.

“Por que comemos aqueles que são nossos irmãos?” foi um dos questionamentos levantados pela palestrante, que trouxe à tona uma reflexão a respeito da relação entre a alimentação humana e os animais. A professora também ressaltou a importância das sementes, que estão presentes em sua rotina e hábitos alimentares: “As sementes, quando são germinadas, ampliam em até vinte mil vezes seu valor nutritivo depois de oito horas na água e oito horas no ar”. 

Com admiração pelo estilo de vida animal, a professora comparou o hábito aos pássaros, que também germinam sementes e ingerem mais nutrientes. Ao fim de sua apresentação, Ana Branco mostrou de forma prática como elevar o valor nutritivo dos grãos e ensinou a importância de cultivar esse e outros hábitos saudáveis. “No dia em que pensarmos de outro jeito, nós teremos uma terra muito mais feliz”.