Reaproveitamento de alimentos foi tema abordado no I Ciclo de Palestras Nutrição PUC-Rio

Por Carolina Lopes Bottino

Coordenadora de Nutrição do Mesa Brasil, Karime Cader, ministrou palestra sobre reaproveitamento de alimentos.

O preconceito da população em relação ao reaproveitamento de alimentos como cascas, sementes e talos é um fator relevante apontado pela coordenadora de Nutrição do programa Mesa Brasil, Karime Cader. Responsável por receber doações de alimentos no projeto do SESC, a nutricionista afirmou que é possível fazer diversas receitas nutritivas e ainda evitar o desperdício, durante sua participação no I Ciclo de Palestras em Nutrição PUC-Rio.

Apenas no Brasil, cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos são descartados, mesmo podendo ser reaproveitados, de acordo com um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desse número, 60% vêm do consumo de famílias. Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), o número é suficiente para alimentar 12 milhões de pessoas por ano.

De acordo com a Food and Agriculture Organization, ligada à ONU, 14% dos alimentos são perdidos antes de chegarem às prateleiras dos supermercados. Apenas em 2019, 931 milhões de toneladas foram para os lixos das residências ao redor do mundo.

Durante sua fala, Karime ainda destacou que os alimentos doados geralmente são os mais perecíveis. Por semana, o programa Mesa Brasil Sesc recebe cerca de 10 toneladas apenas de alface.