O que deve ser consumido no pré e pós-treino?

“Tem todo tipo de dieta para todo tipo de pessoa, o que precisamos ter são critérios”, informou o nutricionista Daniel Chreem.

Nutricionista Daniel Chreem realiza palestra sobre alimentação pré e pós treino.

Por Carolina Lopes Bottino

Chreem participou do I Ciclo de Palestras de Nutrição da PUC-Rio, realizado no dia 04 de julho. Ele é mestre em Alimentos e Nutrição e falou sobre alimentação pré e pós-treino no evento que reuniu em torno de 350 pessoas interessadas no assunto. 

Segundo o especialista, a condição e a intensidade do exercício físico são fatores essenciais para determinar a quantidade de nutrientes a serem ingeridos. A quantidade e o tipo de alimentos variam de acordo com os objetivos de cada indivíduo, suas necessidades musculares e da resistência física. Conhecer o histórico do paciente, sua hereditariedade e características específicas, como idade, estatura e hábitos em relação à prática de exercícios são fatores essenciais para a montagem de um plano alimentar adequado.

O objetivo principal da alimentação pré-treino é oferecer os nutrientes necessários para que o paciente tenha o melhor rendimento possível. Dessa forma, a hidratação é um hábito indispensável antes de praticar exercícios físicos, a fim de evitar danos ao organismo. Para Daniel, a demanda calórica de cada pessoa é diferente, não apenas por questões biológicas, mas pela finalidade dos treinos. Um atleta de alto rendimento precisará de mais suplementação em relação àquele que procura o emagrecimento, por exemplo.

Já na alimentação pós-treino, a finalidade é repor as energias gastas anteriormente e evitar a degradação proteica. Para isso é necessário fazer um registro da atividade física de cada dia, pois se o exercício é diferente, o gasto calórico não será o mesmo, consequentemente, a necessidade nutricional também não.