Inteligência Artificial na Medicina será tema do simpósio realizado pela MEDPUC

"O simpósio Futuro na Medicina no Brasil e no Mundo trará convidados expoentes na pesquisa e aplicação de inteligência artificial na medicina".

A pesquisa e aplicação da inteligência artificial (IA) na medicina desempenha um papel vital na revolução da assistência médica contemporânea. A IA tem o potencial de aprimorar o diagnóstico médico, fornecendo análises mais precisas e rápidas de informações textuais, imagens e sinais biomédicos. Além disso, a IA pode analisar grandes conjuntos de dados de pacientes para identificar padrões e tendências, auxiliando na detecção precoce de doenças e na personalização dos tratamentos com base nas características individuais de cada paciente (medicina de precisão). A IA também pode otimizar a gestão de recursos em hospitais, agilizando o agendamento de cirurgias, previsão de demanda e otimização de custos. Esses avanços não apenas melhoram a qualidade dos cuidados de saúde, mas também podem reduzir custos e tornar o sistema de saúde mais eficiente e acessível. À medida que novos algoritmos e modelos são desenvolvidos, é crucial avaliar sua precisão e eficácia para garantir que eles sejam transparentes, evitando potenciais danos indesejados.

A mesa de Inteligência Artificial em Medicina será moderada pelo Prof. Dr. Heron Werner, da PUC-Rio e contará com os seguintes palestrantes:

-Prof. Antonio Benchimol, da PUC-Rio;

-Prof. Dr. Luciano Menegaldo, da COPPE - UFRJ;

-Profa. Dra. Débora Saade, da UFF.

Os convidados são expoentes na pesquisa e na aplicação de inteligência artificial na medicina e vão nos brindar com palestras nas suas áreas de pesquisa com potencial de revolucionar a assistência médica com impactos positivos na saúde e no bem-estar das pessoas.

*Texto escrito pelo Prof. Dr. Marcelo Fiszman, Cientista de Inteligência Artificial em Medicina da National Library of Medicine (National Institutes of Health), EUA, por 15 anos com diversas publicações nessa área. e Doutor em Informática Biomédica pela Universidade de Utah, EUA.