Diminuir a gordura na dieta? Estudo mostra os motivos

Por Nicole Rangel Correia

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 – Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, óleos e gorduras são o quinto alimento mais consumido no Brasil, antecedido somente por pão de sal, arroz, feijão e café, respectivamente.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia- Riverside revelou ainda mais efeitos nocivos de dietas baseadas em gordura. Para a pesquisa, ratos foram alimentados com três dietas diferentes ao longo de 24 semanas, das quais ao menos 40% das calorias vinham de gordura (uma baseada em gordura saturada de óleo de coco, outra em óleo de soja monoinsaturado modificado, e outra em óleo de soja não modificado rico em gordura poliinsaturada). 

Observando os efeitos das dietas nos animais, os pesquisadores perceberam algumas alterações surpreendentes no organismo como mudanças nos genes que regulam a suscetibilidade de doenças infecciosas, por exemplo. Além disso, também foi observado que os sinais de células-tronco no cólon aumentaram (o que pode significar precursores do câncer) e a expressão de vários genes de neurotransmissores foi alterada (que significa que o eixo intestino-cérebro pode ser afetado pela dieta). 

Em pesquisas anteriores da equipe com óleo de soja, foi concluído que existe ligação entre essa dieta e diabetes e obesidade, fatores de risco bem relevantes para o COVID-19. O presente estudo, no entanto, demonstrou que todas as três dietas aumentam a expressão de proteínas do hospedeiro utilizadas pelas proteínas spike do COVID para entrar no corpo. 

Ainda que os efeitos em ratos nem sempre sejam traduzidos de maneira integral em humanos, esses animais partilham de 97,5% do DNA funcional de humanos. Isso torna as descobertas preocupantes, uma vez que óleos como o de soja são cada vez mais consumidos em países como o Brasil, Estados Unidos e China. Os estudiosos esperam que suas investigações motivem mais pessoas a equilibrar suas dietas, já que grande parcela de indivíduos consome além do necessário de gordura para o organismo.

DOI: 10.1038/s41598-023-49555-7