Alimentação pode ajudar a tratar a dengue?

Entenda a relação entre a doença e os alimentos que você consome.

Por Nicole Rangel Correia

A alimentação é importante para prevenir e tratar diversas enfermidades, além de auxiliar na manutenção do bem-estar em geral. Em tempos de epidemia como a dengue, é fundamental buscar auxílios para além da medicação que otimizem a saúde do indivíduo infectado. Para entender mais sobre a relação entre dengue e alimentação, o Departamento de Medicina e Saúde da PUC-Rio conversou com a Nutricionista e Professora Larissa Cohen. Confira a entrevista a seguir.

  • Existem alimentos que ajudam a prevenir a dengue de alguma forma?

“A prevenção via alimentar ainda não é exata, ainda não existe literatura suficiente (...). De qualquer forma, se uma pessoa é infectada com o vírus e já vem com um bom estado nutricional, pode ser que essa infecção não se agrave tanto, dependendo das condições.”


  • Existem alimentos que elevam as chances de ser infectado?

“Não temos nada que indique isso com precisão. Mas um corpo inflamado, de uma pessoa que não tem alimentação saudável (alguém que consome muito açúcar, alimentos ultraprocessados…) pode ter um desfecho não tão bom quanto uma pessoa com um estado nutricional melhor.”


  • Como deve ser a hidratação nesse período?

“A dengue aumenta a permeabilidade vascular, o que desloca alguns líquidos de certos locais do corpo e pode comprometer a circulação e oferta de nutrientes para as células. Por isso, precisamos aumentar esse volume da circulação: quanto mais hidratação, melhor. Podemos expandir um pouco para além da água: água de coco, sucos de frutas naturais e infusões (chás) que podem ajudar em alguns sintomas gastrointestinais (hortelã, camomila, capim-limão…). Sem esquecer do soro caseiro também: uma colher de café de sal para duas colheres de sopa de açúcar em um litro de água.” 


O Ministério da Saúde recomenda que o adulto infectado consuma uma média de água de 60ml/kg de peso, o que é bastante, já que a recomendação usual geralmente é de 35ml/kg.
— Dra. Larissa Cohen

  • Quais mudanças uma pessoa infectada precisa fazer na alimentação?

“Vamos privilegiar alguns alimentos de acordo com os sintomas. Frutas, verduras, legumes, alimentos cozidos e refogados (mais leves e fáceis de digerir) podem ajudar bastante na diminuição dos sintomas e tratamento da própria infecção. Carnes brancas, peixes, ovos, laticínios e fígado, que são fontes de vitamina D. Castanhas, sementes e arroz integral também são importantes pois têm zinco. Além disso, o suco de folhas de papaia tem efeito imunomodulador e aumenta o número de plaquetas (porque sua diminuição é uma complicação usual da dengue). Resumindo: hidratação e alimentação variada, ajustada de acordo com os sintomas.”


“O que se sabe é que os medicamentos que não podem ser usados são aqueles que aumentam a permeabilidade vascular, algo que a dengue já faz, podendo aumentar as chances de hemorragia. Nos alimentos, também encontramos alguns que são fonte de salicilato (que está presente em medicamentos contraindicados para a dengue). A diferença é que nos alimentos a proporção dessa substância é muito menor que a dos medicamentos. De qualquer forma, devemos evitar um grande acúmulo desses alimentos fonte de salicilatos, como o gengibre, alho, pimenta (caiena, principalmente), salsa, batata São alimentos saudáveis, mas que se estiverem em excesso podem levar a um aumento do risco de sangramentos.”


A grande chave da alimentação de uma forma geral, não só durante a infecção, é a variedade. Quando variamos os alimentos, diminuímos as chances do excesso de determinado alimento nos fazer mal. E dentro do quadro infeccioso, isso é ainda mais importante.
— Dra. Larissa Cohen

Nutricionista Larissa Cohen

  • Doutora, você tem alguma sugestão de cardápio para quem está infectado?

  • Café da manhã:

Suco de fruta natural ou chá (para quem está enjoado)

Ovo cozido

Pão integral

Fruta 

  • Lanche da manhã:

Outra fruta 

Castanhas (para os que estão aptos a mastigar bem)

  • Almoço:

Legumes cozidos (cenoura refogada, brócolis..)

Arroz

Feijão
Peixe

Comida com pouco tempero (comida muito temperada pode deixar a pessoa nauseada)

  • Lanche da tarde:

Sucos naturais ou água de coco

Fruta ou sementes

  • Janta:

Canja ou sopa de legumes, verduras e proteínas

Sobremesa: frutas cítricas (aumentam a absorção do ferro)

Alguns casos não conseguem se alimentar de forma tão plena, então a suplementação torna-se necessária. A gente vai sempre personalizando de acordo com o indivíduo, por isso é importante ele ser encaminhado a um profissional e receber essa orientação nutricional.”