Outubro Rosa é comemorado na PUC-Rio

por Leticia de Oliveira

O Outubro Rosa foi comemorado na Casa da Medicina da PUC-Rio no dia 29 de Outubro, lançando a exposição Universo Feminino, que reúne obras ligadas à questão do câncer de mama. Além de se direcionar a toda a população, a campanha do Outubro Rosa tem muita importância não só para a área médica, mas para a área da saúde como um todo.

De Acordo com o Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Coordenador de uma linha de pesquisa de Detecção de Câncer de Mama da UFRJ, Prof. Hilton Koch, o Outubro Rosa é muito importante, já que objetiva alertar a população em todas as partes do mundo. "É uma lembrança internacional do problema do Câncer de Mama. Problema que tem sido divulgado amplamente, em diversos países, e que nós não poderíamos deixar passar em branco", explicou o radiologista, lembrando exemplos de monumentos como o Cristo Redentor que, no mês de Outubro, são iluminados com a cor rosa para prestigiar a campanha.

montagem.jpg

Segundo a psicóloga Glaucia Pina, uma das autoras do livro Psico-oncologia: assistência humanizada e qualidade de vida, lançado na ocasião, o movimento serve para lembrar a população sobre os cuidados necessários para a detecção precoce da doença, ao menos uma vez ao ano. "A campanha faz com que a mulher se lembre de como fazer o rastreamento de algum problema, de divulgar esse cuidado e de saber com quem falar". Para a psicóloga, a popularidade do Outubro Rosa aumentou no ano de 2013. "As redes sociais e as formas de comunicação deram mais ênfase ao movimento, o que aumenta, também, o número de pessoas procurando se prevenir".

Glaucia lembrou ainda da importância da Psicologia no tratamento da doença e no acolhimento às pacientes. "Buscamos fazer com que a mulher entenda um pouco mais o que está acontecendo com o corpo dela. Também é importante dar a ela a chance de falar". O papel da Medicina também foi destacado no evento. O professor e mastologista Ricardo Chagas anunciou o lançamento do curso de pós-graduação em Mastologia da PUC-Rio. Segundo Chagas, o novo curso objetiva formar os alunos de modo completo, capacitando-os a trabalhar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. "É uma honra trazer a Mastologia para a PUC. É um orgulho representar essa conquista", declarou. O geriatra e diretor da Escola Médica de Pós-Graduação (EMPG), Prof. Roberto Lourenço, destacou a importância do novo curso: "A Mastologia é uma especialidade fundamental na saúde da Mulher".

Ao final do evento, a artista e curadora da exposição Suzui Mattei se declarou emocionada com a ocasião, fazendo agradecimentos especiais à Mastologia, à Oncologia e à Cirurgia Plástica. "Eu sou uma sobrevivente. A Oncologia e a Mastologia me salvaram. A Cirurgia Plástica me trouxe de volta à vida". A artista também ressaltou a relevância do Outubro Rosa e de sua divulgação. "A conscientização das pessoas é muito importante. Espero que a campanha, daqui pra frente, tenha um público muito grande para que cada vez menos as pessoas passem por esse tipo de problema".